Estudante do segundo semestre de Enfermagem na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Ana Clara Abdallah, 18 anos, costuma falar que não foi ela que escolheu a Enfermagem, e, sim, a Enfermagem que a escolheu.
Nunca foi minha primeira opção, mas o destino me levou para esse caminho, do qual, hoje, não abro mão
Além disso, o curso e a próprio profissão, segundo Ana Clara, é repleta de aprendizagem. “Antes de tudo, se aprende a amar e respeitar aquele que está enfermo; a ver beleza em coisas que ninguém vê; e a criar um vínculo com o paciente que se cuida”, revela, acrescentando que, a cada novo dia, isso se torna ainda mais gratificante.
De acordo com a estudante, o curso é maravilhoso e, quanto mais o tempo passa, mais certeza ela tem de que está no caminho certo. “A Unisc é uma universidade que tem grande referência no curso, oferecendo um amplo laboratório de anatomia e pesquisa, além do SIS*, que nos dá a oportunidade de fazer estágio dentro da própria instituição”, ressalta Ana Clara.
Para o futuro, portanto, a jovem espera ampliar cada vez mais seus conhecimentos, para, assim, atuar melhor em sua área e ajudar aqueles que necessitam de cuidados e atenção especial.
*Sistema Integrado de Saúde.