A estudante do 3º semestre Patrícia Frank, 20 anos, conta que já quis vários cursos, mas essa área que envolve o meio ambiente sempre lhe chamou a atenção. Além disso, ela destaca que já pensava em cursar Engenharia Civil, mas que quando conheceu e leu um pouco mais sobre Engenharia Ambiental percebeu que, de fato, esse era o curso certo.
Com duração de cinco anos, 10 semestres no total, Patrícia explica que a parte da ‘Engenharia’ envolve as mesmas disciplinas tanto para Civil, Produção e Ambiental, que são física, química e cálculos em geral. Já as disciplinas específicas do curso escolhido pela acadêmica, envolvem mais a parte de projetos relacionados ao meio ambiente, como tratamento de esgoto, produção de energia, aterros sanitários. “A gente tem também várias saídas de campo, onde podemos ver na prática tudo que aprendemos na sala de aula”, relata.
Sobre suas expectativas, Patrícia destaca que elas são as melhores e que cada vez mais percebe que fez a escolha correta. “Gosto de tudo que estudamos nas disciplinas, tudo isso me deixa muito empolgada e feliz.”
Depois da graduação, Patrícia pretende continuar estudante e, quem sabe, fazer pós, mestrado e, ainda, voltar para sala de aula para dar aula para futuros engenheiros. Para quem deseja cursar Engenharia Ambiental, a acadêmica relata que essa pessoa deve ser dedicada, pois não é fácil. As disciplinas, segundo ela, exigem bastante estudo, mas acima de tudo, é preciso ter vontade de fazer a diferença, ser criativo e querer inovar sempre, porque é isso que um engenheiro precisa.