Eu escolhi Arquitetura: poder projetar, criar e transformar os espaços e ambientes de forma positiva, foi a principal influência na escolha da profissão

-

Tatiana Gullich, tem 23 anos e se formou a pouco tempo no curso de Arquitetura, pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) .

Foto: Giuliane Giovanaz / Na Pilha!Sua formatura ocorreu em Março deste ano
Sua formatura ocorreu em Março deste ano

” Por a arquitetura ter um impacto positivo na vida das pessoas, diferente de outras profissões, ela acontece em momentos prósperos e felizes da vida, como construir a própria casa, realizar o sonho de ter o quarto ou a cozinha ideal. Além disso, a arquitetura também impacta sobre questões envolvendo o contexto urbano e em como a boa arquitetura pode influenciar em questões sociais e culturais no desenvolvimento de bairros, e cidades”, comenta.

Arquitetura é um curso intenso e exige bastante dedicação, Tatiana  relata que o destaque do curso, vai para os famosos ateliês de projeto, que são disciplinas práticas, onde se aplica todas as teorias que aprende ao longo do curso, cada semestre a disciplina vem com uma temática diferente, desde projetos residenciais, de interiores, comerciais, corporativos, até chegar a temas mais complexos, de impacto social significativo, onde se interfere na escala urbana de cidades e grandes centros, tendo que refletir sobre questões sociais, culturais e ecológicas.

Ao longo do curso, e principalmente nas disciplinas de projeto, é que o estudante, realmente se da conta do real valor da arquitetura, que vai muito além da estética e da construção, ela impacta na forma e no estilo de vida das pessoas. Arquitetura é arte e ciência, ela contribui para o desenvolvimento, ao mesmo tempo em que conta histórias e define épocas. Como já dizia Renzo Piano (grande arquiteto italiano de renome mundial), arquitetura é uma disciplina que nos obriga a ser um bom construtor, um bom artista, um bom sociólogo e um bom historiador, muitas coisas boas ao mesmo tempo.

O mercado de trabalho na área de arquitetura é corrido e concorrido, porém é um curso que  possibilita estagiar na área ao longo da faculdade. A jovem relata que teve a oportunidade de estagiar em dois lugares diferentes durante a faculdade. O primeiro estágio foi em uma instituição pública, trabalhando com projetos financiados pelo governo federal onde pode viver um pouco da realidade das obras públicas, já o segundo estágio foi em um escritório de arquitetura e construtora onde participou desde projetos de interiores até projetos de grandes empreendimentos dentro do município, vendo eles sendo pensados, executados e entregues, uma oportunidade única, ‘o estágio me trouxe muitas experiências e aprendizados, e pude levar isso para dentro da sala de aula, o que contribuiu muito na hora de solucionar e resolver os projetos’, salienta.

Atualmente ela atua como arquiteta na House Soluções imobiliárias, juntamente com os arquitetos Giovani Bulow e Melise de Almeida e Eng Civil Carlos Theisen onde trabalham com várias escalas de projetos: interiores, comerciais, corportativos, residenciais. Além disso, ainda participa na elaboração dos projetos dos empreendimentos da House Construtora.

Juntamente com sua equipe de trabalho na  House, Tati teve a oportunidade de participar de duas publicações de grande renome na região sendo elas, o Anuário ARQ – arquitetura e decoração e livro Grandes nomes da Arquitetura publicado pela editora Gazeta.

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido