De acordo com a Diretora Cultural do CPF Terra de um Povo, Mariele Ferreira, o CPF possui um trabalho com quatro categorias. No entanto, somente a Invernada Adulta está ativa para a participação em rodeios.
“A categoria Pré-Mirim possui um grupo de crianças que, neste ano, fez apenas apresentações como convidados em escolas; a invernada Juvenil está sendo remodelada em virtude de muitos dançarinos passarem da idade para esta categoria; a invernada Veterana reinicia os trabalhos no próximo ano, pois, atualmente, o grupo se reúne apenas para fins de entretenimento; e a invernada Adulta é composta por 24 dançarinos, instruídos por Fernanda Cassariego e Vinicius Martins dos Santos”, explica ela.
2016 foi um ano de muitas conquistas para o CPF Terra de um Povo. Dentre as vitórias, destacam-se o primeiro lugar no circuito em Boqueirão do Leão, o segundo lugar na cidade de Muçum e o quarto lugar no rodeio artístico da 24ª Região Tradicionalista.
Além disso, Mariele ressalta que, em todos os concursos, o CPF esteve com a categoria Juvenil entre as três invernadas da região. “Também participamos do Juvenart, evento estadual de invernadas juvenis, onde o grupo de destacou com as coreografias de entradas e saídas, que seguem baseadas na trilogia ‘O Tempo e o Vento’, de érico Veríssimo”, completa a diretora.