New reality: conheça os óculos de realidade virtual e aumentada

-

Se você não é um gamer, talvez não esteja tão familiarizado com a tecnologia que envolve a realidade virtual e aumentada. Mas pode ir se acostumando.

Em breve, o recurso que hoje pode ser visto com mais frequência por meio de óculos específicos, ou então na tela do smartphone (caso da febre PokemonGo), já está ingressando em diferentes áreas.

Educação, saúde e arquitetura são alguns dos segmentos que estão aplicando essa tecnologia, seja para aprender um idioma, estudar um órgão humano, ou imaginar um ambiente transformado.

Nesta edição, o Na Pilha! encara sua versão mais high tech, e busca te contar tudo sobre essa realidade que já está entre nós.

O que é realidade virtual e aumentada?

O engenheiro eletrecista e professor da Universidade de Santa Cruz do Sul – Unisc, Rolf Fredi Molz, explica que a realidade virtual é uma tecnologia de interface.

Tecnologia essa que permite recriar a sensação de realidade para um indivíduo que estará imerso em um mundo totalmente virtual, levando-o a adotar essa interação como uma de suas realidades. Essa interação deve ser realizada em tempo real, com o uso de técnicas e de equipamentos que auxiliem na ampliação do sentimento de presença do usuário. 

Já a Realidade aumentada é definida como a integração de informações virtuais em visualizações do mundo real.

O professor explica a diferença de realidade virtual e aumentada da seguinte maneira, para simplificar adota-se uma questão básica: “Quando você coloca aqueles estranhos óculos, você vai mergulhar em um novo mundo ou ver coisas surgirem diante de seus olhos? A resposta a essa questão nos dá a diferença entre as duas realidades.Em suma, se você vê um mundo que não existe, você está em uma realidade virtual, pois a mesma está sendo criada a partir de um computador. Contudo, se você ver coisas surgirem diante dos seus olhos e ainda permanecer vendo o mundo natural, você está em uma realidade aumentada”.

Pois é isso que acontece, ou seja, você tem um aumento da realidade com inclusão de dados inseridos por computador na cena natural.

Hoje em dia, a realidade virtual está sendo muito usada em simulações de ambientes. Enquanto que a realidade aumentada está muito empregada em automação. Atualmente a realidade virtual e aumentada está inserida em muitos contextos.

Desde a Educação até a Medicina, passando por todas as Engenharias. “Hoje já se consegue estudar detalhadamente partes do corpo humano via realidade virtual, e na parte de realidade aumentada, informações de produção no momento que se olhar para uma máquina na linha de produção, nesse contexto, o limite é a criatividade do ser humano”, relata Rolf.

###

Modelos de óculos:

São muitos os modelos de óculos de realidade virtual disponíveis no mercado. Alguns destes não valem a pena tamanho o investimento, mas a boa notícia é que os fabricantes estão melhorando a qualidade dos produtos para que os usuários tenham uma melhor experiência no uso desses óculos.

Para você que pensa em adquirir um, selecionamos algumas opções de modelos, marcas e suas curiosidades.

1) Oculus Rift: Oculus Rift, que pode ser taxado como o projeto original e precursor da tecnologia. A versão final do produto foi lançada no ano passado e é exclusivo para o PC. O Rift é confortável, simples de ajustar e tem um trabalho excelente nos acabamentos.

2) HTC Vive: É o clássico “parecido, mas diferente” em relação ao Oculus Rift. Em suma, trata-se de uma experiência similar, pois os óculos transmitem a mesma jogatina em realidade virtual. Entretanto, o aparelho utiliza um item extra para a imersão: o mapeamento 3D do ambiente, similar ao que o Kinect da Microsoft faz.Como pontos negativos: os fios prejudicam a jogatina e os controles não são tão bons quanto os dos concorrentes.

3) PlayStation VR: O PlayStation VR é a empreitada da Sony no ramo de realidade virtual. O PlayStation VR é extremamente confortável, traz bons controles de movimento e parece perfeito para o PS4. Pontos positivos:é o equipamento mais barato, apresenta controles razoáveis, mescla bons elementos de movimento e é o mais confortável de todos. Pontos negativos:entre todos, apresenta a pior resolução e serrilhados mais acirrados.

4) Gear VR: Os óculos de realidade virtual da Samsung é, talvez, o mais popular entre estes dispositivos. O Gear VR nasceu da parceria entre a Samsung e a empresa Oculus. Assim, investir em um Gear VR não tem erro, o único problema no momento é a compatibilidade, claro, pois este aparelho é exclusivo de dispositivos da Samsung.

5) Vr Box 2.0 Pmtec: Esse óculos VR é um dos melhores atualmente disponíveis no mercado, é leve e confortável, possibilitando prologadas sessões de uso sem que você se sinta cansado por utiliza-lo. A lente desse óculos de realidade virtual barato é uma lente esférica fotossensível, com 7 camadas de vidro lens flare, que proporciona um amplo campo de visão, mantendo a alta definição. Compatível com celulares Android e iPhone, esses óculos de realidade virtual 3D possui uma alça ajustável para a cabeça, possibilitando que tanto adultos quanto crianças utilizem o aparelho confortavelmente.

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido