Você já entendeu que as camisetas são ótimas para manter um papo reto com a sociedade, certo?
Mas antes de sair por aí escolhendo suas próximas estampas, que tal saber um pouco mais sobre toda essa história? O Na Pilha! conversou com a graduanda em Design de Moda, Camile Ullmann, e descobriu muitas coisas legais. Vem ver:
O que as camisetas têm representado para a moda?
Com a evolução da moda e da indústria, o ato de vestir passou a ser mais do que proteger o corpo; tornou-se uma maneira de expressão, de protestar, de se identificar com determinado grupo social, ou também, se diferenciar de outros.
A maneira como cada pessoa se veste é como ela quer ser vista e aceita perante os demais, e perante a si mesma. A moda é uma forma de expressão, e a camiseta possui um papel fundamental nessa forma de linguagem.
A origem da peça não tem uma data definida, mas acredita-se que esteja vinculada aos períodos de guerra. Nos campos de batalha, era necessário uma peça leve e fácil de secar. Também, a camiseta era usada por baixo dos uniformes dos soldados, marinheiros e trabalhadores. No pós-guerra, devido à escassez de materiais e a saída de casa das mulheres para o ambiente de trabalho, a camiseta se tornou aliada devido a necessidade de uma roupa mais confortável e que acompanhasse o movimento do corpo. Pelo mesmo motivo, começou a vestir o esporte.
Tornou-se popularmente conhecida quando usada, básica e sem nenhuma estampa, por atores de filmes que marcaram os anos 1950. Depois disso, não saiu mais de moda, evoluiu de diversas formas, adquiriu cores e estampas. Caracterizou tanto os hippies, quanto os punks da década de 1960, assim como praticamente todas as tribos que apareceram nos anos seguintes, transformando-se na peça mais democrática do vestuário.
Como as camisetas podem ser uma forma de expressão?
A moda é uma linguagem não-verbal, uma expressão do interior através das roupas. Pelo estilo e modo de vestir-se de uma pessoa, conseguimos distinguir o grupo a que pertence, quais seus gostos musicais, lugares que costuma frequentar e lojas que costuma comprar.
A camiseta é a peça de vestuário que mais possui a possibilidade de identificação com a maioria das tribos existentes, dependendo do estilo, sua cor, aplicações e estampas. Além disso, ela é uma peça democrática, uma vez que não determina seu uso especificamente para um grupo de pessoas.
A camiseta é multifuncional, usada para comunicar mensagens variadas: preferências políticas, protestos, gostos musicais, ídolos, literatura e times esportivos, além de informar sobre um produto ou transmitir uma mensagem engraçada.
Dentre as diversas formas de comunicar através da camiseta, há a forma mais direta, com mensagens objetivas, estampa com frases e informações claras, e há ainda as peças com comunicação mais implícita, no subjetivo do seu uso.
Quais são as dicas para usar camisetas?
O interessante dessa peça é a expressão de gostos pessoais e a sua versatilidade. Vai da rua para a balada, do básico para o glam, dependendo da combinação com outras peças e dos acessórios.
A dica principal é utilizar a criatividade. Tentar ver a peça com novos olhos, com um olhar desafiador: tentar dar a ela uma nova roupagem, uma nova linguagem. E não são poucos os detalhes que podem fazer a diferença: dobrar a manga, dar um nó na barra, usar acessórios diferenciados, fazer sobreposições.
Outro ponto a favor da camiseta é o fato de poder ser genderless (sem definição de gênero); e a modelagem grande também pode ser divertida. Customizações também são bem-vindas!
Desenvolvem a criatividade, as habilidades manuais, além de tornarem a peça personalizada e única. E o melhor de tudo: valoriza o que temos no guarda-roupa, buscando uma moda mais sustentável.
Você sabia?
* A camiseta é mundialmente conhecida como T-shirt: ‘shirt’ é palavra de origem inglesa para ‘camisa’, e o ‘T’, pelo formato que a peça possui quando as mangas são estendidas.
###
Porque o modo de se vestir, também é uma maneira de se expressar
Emily Schuster, 20 anos, é estudante de Publicidade e Propaganda na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e se revela uma menina cheia de estilo na hora de escolher o melhor ‘look’ para o seu dia.
Na sua opinião, a forma como cada pessoa se veste, descreve um pouco da personalidade de cada um, e consequentemente, de como ela própria quer que as pessoas a enxerguem, e como ela quer se impor perante a sociedade.
Emily diz, ainda, que se veste da forma como se sente melhor. “Minha roupa diz que eu gosto de um estilo de música mais rock, e que eu definitivamente não curto roupas do estilo ‘menininha’”, completa a jovem.
Dentre as camisetas que mais curte usar, são as estonadas de bandas de rock, sendo uma do Guns N’ Roses uma de suas preferidas.