Uma prova desafiadora, na qual você pode exercitar seus conhecimentos em algum assunto que você goste muito. Assim são as Olimpíadas Científicas, realizadas de forma nacional e internacional, e que alunos de Ensino Fundamental e Médio podem participar.

As mais conhecidas são as Olimpíadas de Matemática e de Linguística, mas há também opções de Química, Física, Biologia, Geografia, Informática, Agropecuária, Astronomia e Oceanografia. Demais, né?

Algumas dessas modalidades consistem em realizar provas teóricas, mas muitas podem ocorrer em forma de programas, experimentos e até mesmo debates. O mais legal, é que além de ter a chance de saber muito sobre um assunto, quando você se sai bem em alguma das provas, você pode ter a chance de participar de atividades exclusivas. A Olimpíada de Astronomia e Astronáutica, por exemplo, te dá como prêmio vagas para participar de atividades como a Jornada Espacial, Jornada de Foguetes e Space Camp. Já pensou?

>>> Conquistas que trouxeram oportunidades

Com um total de oito participações em Olimpíadas de Matemática, o estudante de Técnico em Informática, do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), Frederico Hansel dos Santos Gassen, 18 anos, já soma inúmeros títulos de conhecimento. Ele também já participou da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), em 2015, e da Olimpíada de Química do Rio Grande do Sul (OQdoRS). “Na OBA fui premiado com uma menção honrosa”, conta. Além disso, desde 2009, Frederico participa da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a OBMEP. Contudo, esse ano será sua última participação.

Foto: Divulgação / Na Pilha!Em 2011, Frederico teve a chance de conhecer a presidente Dilma Rousseff
Em 2011, Frederico teve a chance de conhecer a presidente Dilma Rousseff

Para o estudante, essas olimpíadas são ‘apenas’ provas que podem mudar a vida de alguém, basta se inscrever, fazer e ter paciência para alcançar o sucesso. “Foi em uma dessas simples provas que descobri meu dom e qual caminho me proporcionaria maior facilidade”, relata. “Uma simples olimpíada me deu a chance de dois encontros com a presidente Dilma, três viagens ao Rio de Janeiro com estadia em hotel e todas as despesas pagas, programas de iniciação científica, através do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPQ), bolsas de estudo e o mais importante: as amizades que levarei para a vida toda”.

> Prêmios que Frederico já conquistou com suas participações

OBMEP 2009: Menção HonrosaOBMEP 2010: Medalha de OuroOBMEP 2011: Medalha de OuroOBMEP 2012: Medalha de OuroOBMEP 2013: Medalha de BronzeOBMEP 2014: Medalha de PrataOBMEP 2015: Medalha de Prata