Com rótulos ou sem, os garotos conquistaram o seu espaço na moda, e buscam um estilo que traduza a personalidade. Da barba aparada à camiseta que vestem, mostram que não há limites para os cuidados estéticos, as cores ou o shape das peças.
De acordo com a designer de Moda Camile Ullmann, na moda jovem, se percebe um estilo básico, com pegadas de sportwear. No geral, segunda ela, a palavra de ordem dos garotos é conforto, indiferente do estilo que usam. “Podemos observar no streetwear, as camisetas, jeans, jogging e sobreposições. A brincadeira geralmente está nas estampas (muito em alta o floral e o camuflado, e os tons pastel, como o rosa e o azul, principalmente) nas sobreposições, que em virtude das nossas temperaturas mais altas, geralmente são usadas em peças mais leves, como as camisas e jaquetas jeans, ou mesmo amarradas na cintura”, explica Camile.
Ainda, a profissional diz que há uma brincadeira com as peças de alfaiataria, como as camisas e blazers, que ganham um ar descontraído quando usados com estampas, em modelagens diferentes e junto com peças com ar esportivo. “Elas se tornam despojadas e podem ir da rua à balada”, comenta.
A designer de Moda diz também que o estilo pessoal dos garotos vai depender de vários fatores: as características físicas, o ambiente pessoal e profissional, os recursos financeiros e de tempo, e os gostos pessoais. “E claro, tudo isso vai mudando, e junto, o estilo também pode mudar”. Conforme explica Camile, é importante entender que a moda deve ser uma aliada, pois ela é o cartão de visitas. Através dela, pode-se demonstrar quem a pessoa é, o que gosta e faz, e como deseja ser vista.
Por isso, atenção, garotos! Para conseguir transmitir a personalidade e as referências, é importante conhecer o próprio corpo, entender o que gosta e o que deseja valorizar. “Um exercício muito bom e que ajuda a tentar compreender o seu próprio estilo e que pode ser feito diariamente, é o de treinar o olhar para os estilos, e isso pode ser feito analisando o modo como as pessoas se vestem na rua e também utilizando ferramentas para inspiração, como os blogs e redes sociais. O importante é se conhecer”, afirma a designer.
###
Os estilos
Os principais estilos que se pode identificar na moda masculina são esportivo, tradicional, elegante, romântico, sexy, criativo e moderno.
Na moda jovem, vê-se muito o estilo esportivo, com peças confortáveis que saem das práticas de esporte e vão também para as ruas; o moderno, que mistura peças básicas com peças de alfaiataria moderna; e o sexy, que utiliza peças com uma modelagem mais justa, exibindo o corpo.
A designer de Moda Camile Ullmann ainda lembra que geralmente são utilizados mais de um estilo para compor os looks, e que eles também podem mudar dependendo da ocasião.
###
O que eles estão usando por aí?
###
Relato pilhado: Por Régis Fabris
O homem de hoje não mudou. Ele continua sendo aquele mesmo homem de tempos atrás. O que realmente mudou foi o mundo e a sociedade, e assim o papel do homem e as suas responsabilidades tiveram uma nova percepção: o que antes era apenas designado às mulheres, hoje, já não é mais.
A postura de se mostrar machão perante a tudo e para todos vem diminuido muito, embora ainda exista aqueles que dizem ‘isso é coisa de mulher’, frase essa que deveria ter ficado no século passado.
Acredita-se que, cada vez mais com a igualdade dos sexos, de genêro e de raça, os homens venham mudando seus pensamentos e percebendo que determinadas posições não combinam mais com a época em que vivemos. Depois da ‘era Rodrigo Hilbert’, aquele que tudo faz, desde cozinhar, cuidar da casa, dos filhos, da horta e até fazer crochê, tenha dispertado os homens para essa nova realidade.
As mulheres de um modo geral, acabaram também por mudar o seu ‘ideal modelo de homem’. Na sua maioria, querem um homem que seja emocionalmente forte ao seu lado, mas ao mesmo tempo, querem um homem mais sensível e flexível à determinadas situações. Essas mudanças, por vezes, têm deixado os homens um pouco confusos também.
Por isso pedimos, vamos com calma, mulheres. Estamos mudando, a passos largos, mas estamos. Sabemos que, quem realmente faz sucesso no século 21, é o homem que não precisa dominar, competir ou mostrar que é o machão da história. Aquele que chora durante o filme, ouve a mulher, cuida da barba e do cabelo, cozinha, divide as tarefas da casa, toma conta dos filhos, e que sabe que, por agir desta maneira e fazer tudo isso, não coloca a sua virilidade em cheque.