Venâncio Aires viveu dias intensos de muita literatura e cultura. Realizada no Parque do Chimarrão, a 18ª Feira do Livro foi a oportunidade para assistir apresentações artísticas, participar de bate-papos e palestras, e claro, ficar mais perto dos livros e renovar o ‘estoque’ de leituras.
Mais do que um evento para visitar com a escola ou com os amigos, a Feira do Livro também é um momento bacana para pensar sobre a importância dessa prática, e todos os benefícios que ela pode trazer.
Você sabia que, quem lê, tem mais facilidade para colocar-se no lugar do outro, pensar em soluções criativas para problemas do dia a dia, ir mais fundo em debates éticos e apresentar melhores argumentos?
Isso tudo, sem falar da chance de ir melhor na temida redação do vestibular, ou escrever os trabalhos da escola ou faculdade sem precisar ‘espremer’ o cérebro para elaborar um único parágrafo. Por isso tudo, afirmamos: quem lê, sai na frente.
Brasileiro lê aproximadamente 5 livros por ano
Mas não precisa se animar tanto assim. Segundo a quarta edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada a cada quatro anos pela Fundação Pró-Livro e divulgada em 2016, o brasileiro leu 4,96 livros em 2015. Acontece que a metodologia do estudo considera como leitor aquele que leu, inteiro ou em partes, pelo menos um livro nos últimos três meses. Ou seja, segundo os dados revelados, apenas 56% da população – ou 104,7 milhões de brasileiros – podem ser considerados leitores.Além disso, a bíblia é o livro mais citado entre os entrevistados, assim como outros ligados à espiritualidade, como Ágape e o Livro dos Espíritos. Obras de auto-ajuda também aparecem com força. É animador, no entanto, que leituras consideradas infanto-juvenis ou para jovens adultos, como Diário de um Banana, A Culpa é das Estrelas, A Menina que Roubava Livros e Cinquenta Tons de Cinza também aparecem na lista de mais citados, o que pode ser um indicativo de que há uma nova geração de leitores em formação.
Principais formas de acesso aos livros
43% Comprados em lojas físicas ou pela internet
23% Presenteados
21% Emprestados por alguém da família ou amigos
18% Emprestados em bibliotecas de escolas
42% Outros
* Respostas múltiplas
Motivações para ler
47% Gosto ou interesse pessoal
22% Motivação religiosa
10% Indicação da escola
8% Se distrair
7% Motivação profissional
6% Outros
Os mais lidosLivros mais citados:
BíbliaDiário de um banana Casamento Blindado A Culpa é das EstrelasCinquenta Tons de CinzaÁgapeEsperançaO Monge e o ExecutivoNinguém é de ninguémCidades de PapelO Código da InteligênciaLivro de CulináriaLivro dos EspíritosA Maldição do TitãA Menina que Roubava LivrosMuito mais que cinco minutosPhiliaA Única Esperança
* Em 2015, nos três meses anteriores a pesquisa
###
Eles estão entre os livros mais vendidos da 18ª Feira do Livro de Venâncio Aires
– O mundo de Larissa Manoela
– Diário de Anne Frank
– Minha vida fora da de série – 4º Temporada
– Autentic Games
– Pai Rico, Pai Pobre
###
Enquete do Na Pilha!
Circulando pela Feira do Livro, perguntamos qual obra estão lendo atualmente. Confira!
Potira Heinen
‘Outros jeitos de usar a boca’ – Rupi Kaur
Nathali Neumann
‘A testemunha’ – Nora Roberts
Daniela Ruppenthal
‘A cultura da participação: criatividade e generosidade no mundo conectado’ – Clay Shirky