Quem é fã de série adora fazer maratona – e, vai, nada substitui uma boa maratona. Para entender melhor os hábitos de consumo de seus assinantes, a Netflix fez uma pesquisa para decifrar quais tipos de programas são os favoritos para maratona e quais são aqueles que o público prefere assistir aos poucos.
O ‘índice de Maratonas’, como foi nomeado, utilizou dados de visualização de um total de 100 séries disponíveis nos catálogos dos 190 países em que a Netflix é atuante.
Os resultados indicam um padrão de consumo mais veloz para séries de ação, terror ou suspense, como The Walking Dead, American Horror Story e The Fall, para as quais o público costuma dedicar mais de duas horas por dia quando estão assistindo.
A quantidade de horas diárias de consumo da série diminui de acordo com a ‘complexidade’ da trama. Séries como Sense8 e Orphan Black também conquistam o público, mas não com o mesmo ímpeto que as de terror e suspense.
Já séries como House of Cards, Narcos e Bloodline, que apresentam tramas mais sinuosas, ou dramas de época como Peaky Blinders e Mad Men, são assistidas mais lentamente, assim como as comédias, como BoJack Horseman, Love e Unbreakable Kimmy Schmidt (todas originais da Netflix). Já as comédias dramáticas como Orange is the New Black, Nurse Jackie e Grace & Frankie se encaixam mais facilmente na categoria da maratona.
> BRASIL
Especificamente aqui no país, The Killing, The Walking Dead e Sense8 são acompanhadas com mais velocidade, enquanto BoJack Horseman, House of Cards e Narcos estão entre as que o público prefere assistir aos poucos.