Algumas pessoas têm um certo receio ao embarcar em um cruzeiro. A sensação de estar em alto mar pode parecer um tédio, ‘só que não’. Uma viagem a bordo de um navio pode se tornar uma experiência maravilhosa que vai marcar o seu roteiro de viagem. Para desfrutar do passeio com tranquilidade e curtir todas as opções de lazer, selecionamos algumas dicas valiosas que vão fazer você mudar de ideia e embarcar nesta viagem ~ que com certeza dará boas histórias ~.

 >> 1- Diferentes navios e rotas

Ao contatar com a empresa de turismo, serão apresentadas várias opções de cruzeiros e rotas, cada qual com a sua peculiaridade. Neste processo também deve ser definido o período da viagem, que vai variar de acordo com a empresa de cruzeiros. Com certeza serão muitas atrações a conferir, a sugestão é ficar pelo menos sete dias a bordo ~ você não vai se arrepender ~. 

>> 2- O diferencial à bordo

Em alguns aspectos os cruzeiros podem parecer iguais, mas cada um tem o seu diferencial. Mesmo que dois navios de proporções idênticas tenham sido feitos pela mesma empresa é a companhia marítima que decide qual será a formatação dos quartos e o entretenimento de bordo. É de se esperar que cruzeiros mais caros ofereçam atrações cada vez mais inusitadas, além de doses mais caprichadas de luxo e mordomias.

>> 3- A sensação ao navegar

Independente do tamanho do navio, durante a viagem é possível perceber o balanço, principalmente nos últimos andares. Um outro detalhe que vai fazer a diferença está relacionado à rota. Uma viagem pela costa brasileira, por exemplo, não é a mesma daquela em que se enfrenta em viagem a ‘mar aberto’, onde o cruzeiro se desloca há quilômetros de distância para chegar a outro continente. O clima também favorece, em algumas temporadas o mar está bem mais agitado, o que causa esta sensação de desconforto ~ em uma viagem pela costa, o balanço é mais frequente durante a noite ~.

>> 4- Navios não são claustrofóbicos

Se você ainda não passou por esta experiência deve ficar pensando, e se me der vontade de desisitir da viagem? Se eu me sentir preso em um cruzeiro? Se eu ficar entediado de estar dias em um navio? Fique tranquilo, possivelmente isso não vai ocorrer.  As dependências internas e externas podem variar das mais aconchegantes às amplas, mas todas com uma estrutura ‘de primeira’. Em nenhum momento você vai sentir a sensação de estar preso ~ às vezes você até esquece que está em alto mar ~.

>> 5- A viagem não é um tédio

Na maioria dos cruzeiros um jornal de bordo é distribuído aos passageiros para que se mantenham informados das atrações ~ e são muitas, não dá nem tempo de comparecer em todas ~. Elas variam de peças de teatro, shows, bailes de gala, bingos, danças ao ar livre, gincanas, brincadeiras, balada, exposições, entre muitas outras. Por isso é bom lembrar de levar vários tipos de roupa, para que você possa se sentir bem e estar adequadamente vestido em todas as situações.

A estrututra é tão ampla que é impossível conhecer tudo em apenas um dia. Isso vai exigir tempo. E mais uma dica ~ cuidado para não se perder ~. Confira em qual andar você está instalado para não cometer gafes durante a viagem.

>> 6- Paradas breves

Os passeios nos locais de parada devem ser breves, geralmente as companhias marítimas não pernoitam em seus portos. Pernoites são mais comuns em destinos europeus, em cruzeiros locais ou em portos específicos, como Sydney na Austrália. É sempre bom ficar atento às informações que são divulgadas no cruzeiro, quando eles prevêem o horário de chegada ao próximo destino ~ fique ligado ~. 

>> 7- Navios não atrasam

Se as paradas são curtas eu sugiro que você fique de olho no relógio e sempre saia com o seu passaporte em mãos, mesmo que não seja necessário, assim você poderá usá-lo caso fique para trás. Navios pagam taxas altíssimas se permanecem no porto por um período maior do que o contratado, e da mesma forma que aviões não esperam passageiros atrasados, navios também não.

>> 8- Cruzeiros não são all-inclusive

A maior parte está inclusa, e talvez seja possível não encostar no cartão em nenhum momento depois do embarque, mas muita coisa possui preço, e geralmente são bebidas alcoólicas, determinadas experiências gastronômicas, internet ou até mesmo gorjetas, mas isso irá depender da companhia marítima e da rota escolhida, cada caso é um, a única coisa que posso afirmar sem medo de estar cometendo algum erro é que nenhuma empresa vai perder o oportunidade de faturar um extra com a sua viagem.

>> 9- Para alguns, já é rotina

É muito comum as pessoas repetirem cruzeiros. As pessoas que estão à bordo são muito atenciosas umas com as outras, por isso, é comum alguém ‘puxar um papo’ com quem está próximo. Nos restaurantes de cruzeiros, em algumas empresas marítimas, as mesas são grandes e espaçosas e, nelas se acomadam pessoas de diferentes lugares do mundo, é bem possível que você faça a refeição ao lado de alguém com nenhuma afinidade. Mas, a maioria são bem acolhedoras, às vezes, eles tentam se aproximar de alguma forma, se apresentam, se cumprimentam e depois falam quais cruzeiros fizeram, ou se aquela é a primeira, segunda ou centésima vez naquele navio. Pois isso é extremamente comum em cruzeiros, além de rolar uma paixão futebolística de quem defende o seu time de coração: tem gente que só viaja com determinada companhia, mas tem gente que vai além e só viaja em determinado navio, colecionando rotas. Isso é algo incentivado pelas empresas que usam programas de fidelidade com carteirinhas, pontos ou brindes específicos para quem viaja mais de uma vez.

 >> 10- A internet é bem cara

Eu acho que essa é provavelmente a única verdade absoluta quando se trata de cruzeiros: se você reclama de hotéis que cobram por 24 horas de uso, prepare-se porque depois do embarque os navios cobram é por mega navegado. Esteja bem preparado financeiramente caso queira se conectar a bordo.

>> 11- Gastronomia variada

As empresas marítimas são muito bem preparadas quanto às opções gastronômicas servidas a bordo. É impossível degustar tantas iguarias diferentes. São cafés, bares, restaurantes de buffet e à la carte, entre outras opções. As comidas também remetem à diferentes culturas como asiática, italiana, alemã, brasileira, japonesa e muitas outras ~não tem com enjoar o cardápio ~.

 >>  12- Ponto de encontro

Um navio é uma cidade flutuante que você escolheu conhecer nas suas férias. Por mais que o navio seja grande é muito comum rever as mesma pessoas ao longo da viagem, principalmente se o cruzeiro dura uma semana ou mais. Isso acontece porque muita gente tem gostos parecidos e acabam frequentando os mesmos restaurantes e usufruindo do mesmo tipo de entretenimento, por isso é tão fácil fazer novas amizades a bordo, e isso inclui a tripulação: as mesmas pessoas fazem diversos trabalhos diferentes dentro de um mesmo padrão, ou seja, você nunca vai ver um garçom cantando no palco de um espetáculo noturno, mas é comum ver o cara que cantou na noite anterior dançar na piscina na manhã seguinte.

Embarque nesta experiência e tenha uma boa viagem!