Que a beleza natural da Serra Gaúcha é um paraíso, a maioria dos gaúchos já sabe ou já ouviu falar. Mas além deste cenário encantador, há muitas surpresas. A gastronomia também é destaque entre os turistas, pois chama a atenção pela diversidade de sabores e pratos típicos da região. Não foi por acaso que a primeira prova fora de estúdio da quarta temporada do MasterChef Brasil 2017 será gravada no rico roteiro gastronômico.
A abundância e a diversidade de pratos típicos já faz parte da cultura alemã e italiana que habita o solo serrano, os sabores atendem aos mais requintados paladares. Inspirado no MasterChef 2017, selecionamos 7 pratos típicos que vão deixá-lo com ‘água na boca’.
1- Cuca alemã à base de uva
A cuca é um pão doce, típico da culinária alemã. Após a colonização, o prato se popularizou, e pode ser degustado no café da manhã, ou como um acompanhamento em outras refeições.
2- Fondue (salgado e doce)
Devido às baixas temperaturas, o foundue também é uma especialidade da serra. No prato estão inclusos vários tipos de carnes e frutas, que são degustadas a base de queijo e chocolate, respectivamente. Além disso, vários iguarias servem como acompanhamento.
3- Chocolate quente
Para quem já veio para Serra Gaúcha já experimentou uma das principais bebidas, o chocolate quente. O chocolate quente ou cacau quente é uma bebida doce feita com chocolate ou cacau em pó dissolvido no leite quente ou na água mineral sem gás. Ele pode ficar ainda mais delicioso quando for acompanhado com chantilly.
4- Sopa de Capeletti
Sopa de Capeletti é a sopa clássica da serra. O prato é feito com a massa de capeletti misturado com frango. Sem falar do caldo que é um dos detalhes mais importantes para deixar a sopa deliciosa.

Bento Gonçalves é um dos municípios da serra que se destaca pela produção de vinhos de qualidade. As vinícolas desta região imprimem a autenticidade deste produto. A diversidade pode ser quanto à classificação quanto a cor, ou seja, tintos, brancos, rosés ou espumantes.
6- Queijos
O queijo é típico da serra e faz parte da composição do café colonial, a diversidade de cores, sabores e aromas atrai os turistas da região. Ele também é complemento de vários pratos.
7- Café colonial
Sabemos que o café colonial é uma das principais refeições do dia. Na serra gaúcha não é diferente. A mesa do café colonial é composta de pratos doces e salgados, sucos, salames, geleias entre outras iguarias. é de encher os olhos!
Não tem como não se deliciar!






