A Casa das 8 Mulheres

-

Foto: Arquivo Pessoal / Tudo & TodasNatal em família. Eva com filhas e netos
Natal em família. Eva com filhas e netos

 

Lá em casa é assim: eu, minhas três primas, minhas duas tias, minha mãe e, a matriarca da família, a mãe de todas, a minha avó.

Eva Fett Ruschel, pra quem não conhece, é a pessoa mais bonita que eu conheci: não só por fora, tem uma beleza interna de dar inveja a qualquer mocinha. Tem uma vitalidade e uma grandeza de espírito e coração que dá inspiração não só às outras 7 mulheres da família, mas à todas que a conhecem.

Com seus hábitos saudáveis, chego a ficar cansada só de pensar na rotina dela. Acordar as 5h30 da manhã, tomar café, ir ao Parcão (Parque Princesa do Vale, em Estrela) de bicicleta, caminhar lá, de frente, de costas, se alongar, alongar e alongar. Acabou por aí? Não. Pega a bicicleta e sobe até a academia, afinal, puxar peso a mantém forte. Depois de malhar, volta pra casa, toma banho, se arruma e acorda o vô. Depois começa a preparar o almoço. As comidas são as mais diversas. Ela teve restaurante, então tudo que ela faz é excelente. Puxei o dom da cozinha e já garanti meus livros de receita com ela! Ainda bem! Depois do almoço ela sobe e dorme no sofá… até umas 4h da tarde. Bem que a gente tenta ficar com ela na mesa da cozinha. Mas ela não consegue. Afinal, acordou as 5h30.

Foto: Arquivo Pessoal / Tudo & TodasDe bicicleta no evento de Natal em Estrela
De bicicleta no evento de Natal em Estrela

Mandona, chata, com mania de limpeza, braba, mas ao mesmo tempo amorosa, atenciosa, querida… tem uma cultura imensa. Ela sempre tem o que contar. Quando teve agência de viagens viajou por quase o mundo inteiro. Cultura é o que não falta.

Força, atitude e determinação definem a dona Eva. Isso se não por doces, torresmo e licor na frente dela. Daí não há determinação que a segure! Amante da boa gastronomia, certo?

Hoje, com 80 anos (81 em outubro), passou por muita coisa. Por vida boa sim, e por vida dura também. Perdeu a audição total de um ouvido quando ainda nova. Perdeu em um acidente de trabalho.

Foto: SOGES / Tudo & TodasCorrida em evento da Academia SOGES
Corrida em evento da Academia SOGES

Há quatro anos venceu um câncer de mama. Lembro de ouvir ela dizer “Não vai ser disso que eu vou morrer”. E de fato. Ela tá aí. Vivíssima para a nossa felicidade.

Foi e é fundamental para a criação e crescimento de cada uma das outras 7 mulheres. Entre mulheres e homens da família, quatro filhos, sete netos, dois bisnetos e anexos, todos a amam e reconhecem sua grandeza.

Vó Eva, nós te amamos.

 

 

Foto: Arquivo Pessoal / Tudo & TodasCom netos no seu aniversário de 80 anos
Com netos no seu aniversário de 80 anos
    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido