Que o coco virou o grande queridinho em suas mais diferentes formas, que ajuda a perder peso, aumenta as defesas, e deixa a pele e o cabelo mais bonitos, todos já sabem. Agora uma nova preciosidade dessa fruta vem chamando a atenção de muitos, não só pelo sabor mas, principalmente, pela suas propriedades: o açúcar do coco.
Extraído do fluido das flores da Palma de Coco, quando as folhas são colhidas, o seu néctar é retirado e aquecido ligeiramente numa caldeira, ficando um caramelo espesso, triturado em pequenos cristais, que dissolvem-se facilmente e dão um agradável sabor doce a todas as receitas. O açúcar de coco é muito mais nutritivo que os outros adoçantes comuns comercializados, tem elevada quantidade de Potássio, Magnésio, Zinco e Ferro e é uma fonte natural de Vitaminas B1, B2, B3 e B6. As Palmas de Coco são também chamadas árvores da vida, por estarem na origem de mais de cem produtos diferentes e serem assim muito úteis aos agricultores, pois delas podem fazer muitos usos.
Segundo o médico Fábio Cardoso, especialista em medicina preventiva e longevidade, esse açúcar tem feito parte da culinária e do grupo das ervas medicinais usadas no sudoeste asiático por muito tempo, especialmente por pessoas que buscam uma alimentação mais saudável ou que sofram de problemas de diabetes tipo 2.