A minha voz continua a mesma, mas os meus cabelos…

Quem nunca acordou querendo mudar o cabelo? Simplesmente pelo fato de se sentir bem, ou para seguir moda. Enfim, mudar é bom e ajuda muito na autoestima e até mesmo na personalidade da pessoa. Quem nunca caracterizou uma pessoa com: olha aquela menina loira, ou, aquele rapaz de cabelo enrolado, ou ainda, você conhece a menina que tem cabelo vermelho?

Foto: Internet / Tudo e Todasn

Bom, tenho certeza que todos já fizeram isso, mas muitas vezes não sabemos os cuidados que devemos ter por traz de um tratamento de alisamento, permanente ou tintura. No post de hoje, vamos ver alguns cuidados que devemos ter para quem quer mudar um pouco o visual e deseja ter os cabelo lisos!

Primeiramente podemos classificar o alisamento como físico e alisamento químico.

O alisamento físico

É que a nossa chapinha ou aquela escova linda que fizemos no salão, que tem uma curta duração, ou, até que lavamos novamente o cabelo. O importante é sempre aplicar por todo o cabelo um protetor térmico de silicone. O cabelo não fica oleoso, protetor da mudança brusca de temperatura e deixa as madeixas com um toque agradável.

Foto: Internet / Tudo e Todasnn

O alisamento químico

É um pouco mais complexo e precisa de um cuidado maior.  Esse alisamento é mais invasivo e agressivo para o cabelo, e é considerado mais potente e mais usado em cabelos afro-étnicos.

>> O Brasil é o país que lidera o ranking em alisamentos químicos, cerca de 40%. Os produtos utilizados nesse procedimento e que são permitidos pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) são os tioglicolatos e os hidróxidos que são soluções alcalinas fortes, fazendo com que o pH do cabelo fique elevado e o fio intumesça, abrindo a cutícula e permitindo que o agente alcalino penetre no córtex.

Após a retirada do agente alcalino, é necessário usar um produto de pH ácido, entre 4,5 e 6 e oxidativo para neutralizar a reação e fechar as cutículas. Essa reação química faz o cabelo criar uma nova ‘cara’, ficando liso. Para finalizar é necessário secar com secador e aplicar a chapinha esticar os fios.

Sim, é química pura ocorrendo nas madeixas!!”

Foto: Internet / Tudo e Todasj

É necessário muito cuidado e atenção com os produtos que são utilizados. Converse com seu cabeleireiro e questione o que foi usado, pois o tioglicolatos e hidróxidos são de famílias químicas diferentes, portanto incompatíveis entre si.

Se você fez um alisamento usando o hidróxido, o cabelo já possui ligações químicas modificadas, quando o tioglicolato for aplicado, as restantes se abrirão e a mínima tensão poderá levar à quebra de boa parte dos fios.

>>> ALERTA! Nestes casos há, sim, a chance do cabelo  cair. Por isso, tome muito cuidado!

Outro cuidado muito importante na hora de alisar o cabelo é saber se há o uso de Formol, que é proibido. O Formol funciona como um fixador, formando um filme endurecedor (formol + queratina líquida) que mantém o fio rígido na forma escolhida (efeito ‘maçã do amor’), o que é desejo de todas.

>> As reações que ele provoca: irritação nos olhos, boca, nariz, couro cabeludo, dificuldade respiratória.

Foto: Internet / Tudo e Todasnn

São cuidados básicos, mas muito importantes para quem quer mudar o visual sem se preocupar com os efeitos negativos. Dar uma atenção maior aos cabelos é saudável  e pode ser sinônimo de muitos elogios de todos a sua volta!

>> Você já está sabendo quem são os colaboradores que, a partir de agora, partilham histórias e opiniões aqui no T&T? Acesse essa lista completa, e saiba quem você encontrará por aqui.