Os resultados do último Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, divulgados na última semana, repercutiram negativamente, já que 8,5% dos alunos que prestaram o exame obtiveram nota zero em suas redações. Em contrapartida, apenas 250 alunos conseguiram atingir nota máxima. O percentual de notas baixas mais do que dobrou quando comparada a prova do ano anterior.

No Rio Grande do Sul, 45% das escolas não atingiram a nota mínima (foram 1,1 mil instituições a participar do exame). O governo federal estabelece uma média de 500 como um dos critérios para os candidatos que tentam receber o certificado de conclusão do Ensino Médio por meio do Enem.

Esse resultado, aliás, se replica em Venâncio Aires. Das 11 escolas que prestaram o exame, 45% não conseguiram média acima de 500 pontos.

A justificativa dada pelo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, para os dados apresentados, foi o tema escolhido, ‘A publicidade infantil’, não ser algo mais debatido, pelo menos o suficientemente para que os alunos pudessem apresentar argumentos ou manter-se no enredo proposto.

Foto: Divulgação / InternetA fuga do tema foi um dos principais motivos das reprovações
A fuga do tema foi um dos principais motivos das reprovações

Quem concorda com a justificativa do ministro são os alunos da professora da área de Letras, Josiele Baron. Ao conversar com os estudantes sobre a prova, a profissional ouviu uma resposta unânime: “o tema era muito confuso”. “A maioria apenas compreendeu a proposta após ler duas vezes os textos de apoio, porém, alguns afirmaram que os textos não eram claros o suficiente”, destaca.

Penso que, assim como na redação do Enem, a fuga em relação ao tema acontece devido à falta de conhecimento sobre o assunto proposto – não podemos escrever sobre o que não sabemos. Assim, o texto se torna um amontoado de informações desconexas cujo objetivo é suprir o número mínimo de linhas necessárias.

Outro fator que deve ser considerado, segundo Josiele, é a capacidade de interpretar o que se lê, já que os textos de apoio fornecem um bom feedback sobre o tema.

às vezes, o candidato preocupa-se tanto com os conteúdos que precisa revisar antes da prova, que acaba esquecendo de algo simples: se manter atualizado! Para quem vai fazer provas a dica é simples: ler muitos jornais, revistas, blogs.

 

Textos entregues em branco

Em tempo: 53% do total de alunos que tiraram zero na redação, foram alunos a entregar a redação em branco.