A Justiça Federal do Distrito Federal decidiu, em caráter liminar, que deixa psicólogos livres para oferecer tratamentos contra a homossexualidade. A medida, que acolhe parcialmente o pedido de liminar de uma ação popular, impede que o Conselho Federal de Psicologia (CFP) proíba os psicólogos do país de prestar atendimento referente a orientação sexual. O CFP informou que vai recorrer da decisão liminar.

Tratamentos de “reversão sexual” são proibidos nos consultórios do Brasil por uma resolução do CFP de 1999. Na época, para editar o documento, o conselho se baseou num movimento da Organização Mundial da Saúde (OMS), que deixou de considerar a homossexualidade uma doença em 1990.

De acordo com a decisão do juiz federal Waldemar Cláudio de Carvalho, sua determinação tem como objetivo não privar o psicólogo de estudar ou atender a pessoas que “voluntariamente venham em busca de orientação acerca de sua sexualidade”.

A notícia causou um grande alvoroço nas redes socias, e muitos famosos resolveram expor a sua opinião sobre a decisão da Justiça Federal. Confira aqui o que Anitta, Pablo Vittar e Fernanda Gentil e outros famosos disseram:

Anitta 

ESTAMOS CHORANDO! @Anitta falando sobre a homosexualidade ter virado doença. 😭de coração partido todo estamos! pic.twitter.com/qub6wdIJc6

— Site Anitta (@SiteAnittaBRA) 19 de setembro de 2017

Pabllo Vittar

NÃO SOMOS DOENTES

— Pabllo Vittar (@pabllovittar) 19 de setembro de 2017

O PRECONCEITO NÃO VAI VENCER 🌈🌈🌈🌈🌈🌈🌈🌈🌈🌈🌈🌈🌈

— Pabllo Vittar (@pabllovittar) 19 de setembro de 2017

Fernanda Gentil

 

Tentando me curar dessa doença, mas tá difícil….. Ô @paulogustavo31 , obteve sucesso aí??????? #algumadica?

Uma publicação compartilhada por Fernanda Gentil – Oficial (@gentilfernanda) em Set 18, 2017 às 4:15 PDT

 Paulo Gustavo

 

@gentilfernanda e @pretagil o que vcs tão tomando ? Me manda por imbox que @thalesbretas faz a receita pra mim se precisar ! Porque deve ser só com receita ! Reposta ai gente ! To tentando achar o remédio ! Obs: Se não fosse o humor eu ja tinha dado na cara de uma pessoa dessa !

Uma publicação compartilhada por paulogustavo31 (@paulogustavo31) em Set 18, 2017 às 4:32 PDT

 Hugo Gloss

 

A Organização Mundial da Saúde não reconhece homossexualidade como “distúrbio”, “doença” ou “perversão” e muito menos que exista tratamento. No entanto, um grupo de psicólogos brasileiros resolveu tentar “curar” a homossexulidade alheia e encontrou aval da Justiça Brasileira. A decisão abre a perigosa possibilidade de uso de terapias de reversão sexual em todo o país. Imagine o que não vão fazer com quem for submetido a isso? Enquanto nosso dinheiro é roubado por políticos, a Amazônia é devastada, a violência come solta no País, milhões de desempregados, crianças sem educação, a nossa justiça está interessada em “curar” gays. Não há remédio que mude a essência de ninguém. E se houvesse, que fosse pra a cura da falta de caráter, do preconceito e da falta de empatia . É ultrajante a gente assistir essa onda descarada de retrocesso. Não vamos nos calar!! #homofobiaédoença

Uma publicação compartilhada por Hugo Gloss (@hugogloss) em Set 18, 2017 às 6:20 PDT