Sim, férias é tempo de passear, viajar, descansar, curtir o friozinho ao lado de quem se ama. Mas também é tempo de arrumação! Nada como aproveitar o tempo livre para dar aquele jeito na casa, na papelada, nas bagunças em geral. E também no guarda-roupa! Afinal, nada melhor do que aquela sensação de ‘dever cumprido’ depois de colocar tudo em ordem!
E as caixas organizadoras são um dos maiores aliados nessa missão. Bruna Barone, diretora do Ateliê das Caixas (www.ateliedascaixas.com.br), dá algumas dicas valiosas para quem quer organizar roupas, sapatos e acessórios de uma maneira prática e eficiente.
“Os primeiros passos são fundamentais para a arrumação dar certo. Não adianta querer começar a mexer nas roupas sem antes tirar tudo de dentro do closet. Esta parte é importante para as duas próximas fases: a limpeza, para que o guarda-roupa esteja pronto para receber tudo de volta, arrumadinho; e a escolha do que será mantido, quando decidimos o que vamos conservar, pois vestimos regularmente, e o que vamos doar, pois já não usamos mais”, explica a empresária.
Uma dica preciosa é avaliar o que não foi usado nos últimos 12 meses. Este é um sinal de que você não se identifica mais com a peça e dificilmente ela voltará a fazer parte do seu dia a dia. “Pense (mas seja honesta!) quais serão as peças que não vão fazer falta se você se desfizer. A partir daí, faça suas escolhas”, diz Bruna.
Isso feito, comece a organizar suas peças, categorizando-as por ‘família’. Assim, além de conseguir guardá-las separadamente, você dá um passo importante para a próxima fase: voltar tudo para dentro do guarda-roupa! Quando chegar neste ponto, leve em consideração em que época do ano estamos. No inverno, vale deixar as roupas de frio mais acessíveis do que os biquínis, por exemplo, que não serão usados com tanta frequência.
E, na hora de guardar as peças, conte com a preciosa ajuda dos organizadores. “Esse é um segredo para o sucesso da arrumação. Acessórios, cintos, roupas íntimas, meias, gravatas… Use e abuse das caixas!”, comenta a empresária. Segundo Bruna, muitas pessoas etiquetam os organizadores para facilitar a visualização de qual ‘categoria’ está guardada dentro de cada um deles.
O descarte de peças que não serviam e que não eram mais usadas, lá nos primeiros passos, também é fundamental para uma última dica: “Deixe uma parte do seu guarda-roupa livre. Assim, sem que tudo esteja ‘amontoado’, é mais fácil ter uma percepção do que se tem e escolher o que vai ser usado no dia a dia”, conclui Bruna. Vale lembrar que a periodicidade é importante em arrumações como esta. Mas não desanime, pois, depois de tudo isso, sua missão será bem mais fácil e tranquila nas próximas férias, além de demandar menos tempo.