Ao divulgar um produto no site, a varejista Hennes et Mauritz (H&M) foi acusada de racismo e teve que, imediatamente retirar a propaganda do ar. O anúncio apresentava uma criança negra, com cerca de oito anos, usa um moletom escrito “coolest monkey in the jungle” ~ o macaco mais legal da floresta ~. Já a criança branca, que também integrava a peça, usava uma blusa escrito “jungle survival expert” ~ especialista em sobrevivência selvagem ~ . A imagem gerou uma repercussão negativa ao fazer indiferenças entre as crianças.
***
Em nota oficial a imprensa, a assessoria de comunicação da H&M divulgou um pedido de desculpas por ter ofendido os clientes e anunciou a retirada da propaganda do ar . Mesmo assim, este tema gerou polêmica e repercussão na web, em decorrência do ato de racismo da empresa.
A modelo e blogueira de moda britânica Stephanie Yeboah reagiu ao post com indignação no Twitter e seu post foi replicado por mais de 16 mil pessoas. Usuários do Twitter descreveram a imagem publicitária do grupo suíço como inapropriada e ofensiva. O colunista do New York Times, Charles Blow, também se manifestou nas redes sociais. Além destas manifestações na web, artistas de todo o mundo decidiram colocar o próprio #BlackBoyJoy na imagem, para manifestar a sua posição frente ao tema.
…
…
…
…
…
…