O principal mini-grupo de patinação do país, duas vezes consecutivas medalha de bronze no Campeonato Mundial, deu mais um passo importante na temporada 2017: no Campeonato Brasileiro, que ocorreu no início deste mês em Brasília, a equipe Saldanha da Gama conquistou a medalha de ouro na modalidade.
A conquista veio com uma nova coreografia, chamada ‘City of Stars’, inspirada no filme La La Land, sucesso mundial e ganhador de vários Oscars.
A ideia surgiu enquanto o grupo buscava uma nova coreografia, e recebeu a sugestão sobre o filme que estreava, na época, nos Estados Unidos. Pouco tempo depois, a estreia no Brasil levou os atletas ao cinema, e a empolgação com a temática foi imediata.
O grupo amou o filme, a gente tinha adorado as músicas, a temática, todo o desenrolar do que tínhamos conversado, do que a Letícia (coreógrafa) tinha conversado com a gente… achamos que seria o casamento perfeito mais uma vez: A Letícia inspirada, os patinadores inspirados, e o resultado foi esse”, conta o patinador Luís Renato Oliveira.
Técnica e coreógrafa do mini-grupo, Letícia Gazal explica que o principal desafio para os patinadores é a parte artística da coreografia, diferente dos trabalhos anteriores do grupo. “É uma coreografia com estilo de dança muito diferente, clean, retrô e com muita emoção”, resume.
O trabalho de três meses foi colocado à prova recentemente, tanto no Campeonato Paulista, quanto no Brasileiro, este último, a principal competição da patinação brasileira.
No Brasileiro, fomos coroados com a nota dez, aplaudidos de pé, e isso foi como se alguém falasse para a gente: vocês estão mais uma vez no caminho certo, acreditem que a medalha é possível mais uma vez”, destaca Luís Renato.
Com o histórico vencedor, a expectativa é repetir o bom resultado no Mundial de 2017.
Os atletas gostaram do filme, gostaram da música, e todos sabem que o Brasil cresceu demais em termos de mini-grupos. A competição está cada vez mais saborosa para eles (os atletas), sabendo que estão entre os três melhores do mundo, e tem a possibilidade de buscar mais uma medalha”, comenta Letícia.
O mini-grupo Saldanha da Gama já está convocado pela Confederação Brasileira de Hóquei e Patinação para o Sul-Americano na Argentina, e para o Mundial 2017.