O casamento consiste na união afetiva matrimonializada pelo ritual formal da celebração do amor de duas pessoas. Com o objetivo de constituir uma família, o casal inicia uma nova fase e começa a construir a relação conjugal.
O casal ressignifica as suas individualidades transformando o EU em NÓS, contudo, o EU não pode ser eliminado ou esquecido. Mas, ser acrescentado mais um elemento que é o casal, NÓS. Entretanto, este é um dos receios de muitos casais, o medo de perder a individualidade e somente existir a vida conjugal. O importante é o casal reconhecer e valorizar os diversos elementos que existem em uma vida a dois, de um lado, os aspectos pessoais, individuais e de outro, a conjugalidade, logo, compreender os acordos e regras estabelecidas pelo casal é de suma importância.
A decisão do casal em oficializar o relacionamento vem ao encontro de acreditarem e sentirem que a relação necessita de mais um passo. Os mesmos veem esse momento como uma forma de concretizar o amor diante da sociedade, familiares e também para si próprios. As expectativas de um casamento são inúmeras e diferentes para cada um do casal.
Importante: Deve-se reconhecer quais são as expectativas e planos do parceiro, antes de dar esse importante passo.
Muitos casais já residem juntos antes do casamento. Neste caso, o matrimônio torna-se uma oficialização dessa relação. Há casais que optam por morarem juntos antes do casamento como uma forma de ‘teste’ sobre esse viver a dois. Contudo, outros casais, escolhem o casamento como o primeiro passo. As escolhas se dão por diversos motivos, princípios do casal, influências da família de origem, questões da religião, dentre outras ideias.
Há algumas questões que permeiam os relacionamentos amorosos antes do casamento: Por que casar? E quando casar? Qual é o momento certo? As respostas são diversas e muitos levam como um dos motivos: não querer ficar sozinho(a), o tempo de namoro, a idade, dentre outros aspectos. Entretanto, não deixe de pensar nas seguintes questões: Como me relaciono com essa pessoa? Como é o nosso convívio? Consigo me comunicar da melhor forma com ele(a)? Temos objetivos em comum? (Dentre outras questões que considerarem importantes).
Se tratando sobre o período da preparação do casamento é outro ponto de suma importância. Pois se torna um processo de grandes vivências para o casal, no qual preparam-se gradativamente para o ‘grande dia’. Muitos podem pensar que este período deve ser vivenciado por todos os familiares, amigos, entre outras pessoas queridas. Mas lembre-se, este momento é exclusivamente dos noivos e vivido de forma toda mágica por eles. Não esqueçam, que nesta fase, por mais decisões, responsabilidades, dúvidas, preocupações que ocorram, o objetivo principal é a vivência e celebração do amor e felicidade do casal.
O casamento é investimento de amor, dedicação, energia, financeiro e de tempo… ou seja, torne o seu casamento a ‘sua cara’, faça o que acreditam que será melhor para vocês e aproveite o dia tão esperado.
> Karine Pezzini é psicóloga, especializanda em Terapia de Casal e Família.
***
>> Você já está sabendo quem são os colaboradores que, a partir de agora, partilham histórias e opiniões aqui no T&T? Acesse essa lista completa, e saiba quem você encontrará por aqui.