Não é segredo pra ninguém que os chás trazem inúmeros benefícios para a saúde. Além de serem saborosos e ajudarem no funcionamento do metabolismo, também são ótimos para a pele e para os cabelos. Sim, para os cabelos!
São várias as opções de chás para tratar as madeixas, mas alguns, como chá preto, chá verde e chá de alecrim ganham a preferência das mulheres – e dos homens! – quando o assunto é cuidar e hidratar os fios.
Confira quais são os chás que podem ajudar com estes cuidados e o que eles podem fazer por seus cabelos:
> Para controlar a oleosidade

Chá de canela: também contribui para o funcionamento do sistema digestivo, reduz o colesterol e o risco de doenças cardíacas, melhora a circulação sanguínea e ajuda a perder peso.
Chá de urtiga: auxilia no tratamento de hemorragias, anemias, artrite, alergias, tosse, febre, etc. Também atua como complemento alimentar; estimula a produção de leite, limpa o fígado, fortalece as unhas, regula o açúcar no sangue e limpa a pele.
> Para clarear o cabelo

Chá de camomila: diminui a hiperatividade, ajuda a relaxar, alivia o estresse, auxilia no tratamento da ansiedade, ajuda no tratamento de problemas no estômago, ajuda a aliviar o enjoo, alivia cólicas menstruais, ajuda no tratamento de feridas e inflamações, e remove as impurezas da pele.
Chá cítrico: atua como calmante, melhora irritações na garganta e intestinos, e é rico em Vitamina C.
> Para escurecer o cabelo

Chá de sálvia: melhora a digestão, diminui a circunferência abdominal (barriga) e evita a retenção de líquidos.
Chá de henna: tem efeitos calmantes, promove a paz mental e diminui a fadiga. Também ajuda a diminuir a temperatura do corpo.
Chá preto: diminui a sensação de fadiga e sonolência, ajuda na digestão, estimula a queima de gorduras e contribui para o emagrecimento. O chá preto também previne doenças cardiovasculares, protege o cérebro e previne o câncer.
> Para tratar a caspa

Chá de sálvia.
Chá de manjericão: auxilia ainda na saúde do coração, ajuda a controlar os níveis de colesterol e previne o envelhecimento precoce. Também ajuda a prevenir a formação de placas e o acúmulo de gordura nas paredes das artérias.
> Para reduzir a queda

Chá de alecrim: indicado para controle da tosse e da gripe, além de combater crises de asma; ajuda tratar a pressão alta, favorece a perda de peso, auxilia na limpeza do fígado e alivia as cólicas menstruais.
Chá de bétula: auxilia no tratamento de cólicas renais, dores musculares, irritação da pele, calvície e caspa. Também ajuda na purificação do sangue e com problemas nas articulações, celulite, reumatismo, fígado, etc.
Chá de jaborandi: ajuda na redução de açúcar no sangue (pode evitar diabetes), auxilia no funcionamento dos rins e na eliminação de doenças sexualmente transmissíveis, como HPV e gonorreia.
> Para o crescimento do cabelo

Chá preto, chá de alecrim e chá de jaborandi.
Chá verde: atua na composição de gorduras do corpo, oferece a sensação de saciedade, acelera o metabolismo, combate o colesterol, melhora o humor e otimiza a digestão.