A partir da técnica do olfato, Emmanuel Bassoleil passou a degustar, apreciar, distinguir e valorizar os alimentos. Mas, foi com o tato que o chef francês deu um toque especial a uma cozinha criativa e impecável. O estilo próprio fez com que a personalidade vibrante e o profissionalismo do chef fosse capaz de agradar os paladares mais aguçados.

Intitulado um dos mais importantes chefs de cuisine das duas últimas décadas, Emmanuel é reconhecido mundialmente.

Sua história teve início em Auxonne, uma pequena cidade localizada a 32 quilômetros de Dijon, na França. Seus antescendentes também eram voltados para a área gastronômica, por isso, o gosto pela culinária começou a despertar desde cedo. O pai era gourmet e apreciador de bons vinhos e pratos, já a mãe era a anfitriã cozinheira de mão cheia.

Da Escola Técnica de Hotelaria de Dijon ao sucesso gastronômico pelo mundo, Emmanuel carrega uma vasta experiência na área e um currículo invejável, com conhecimento em três tipos diferentes de cozinha: a clássica, a regional e a e la nouvelle cuisine

Confira alguns exemplos de pratos:

Foto: Divulgação / Tudo & TodasPrato clássico Francês
Prato clássico francês
Foto: Divulgação / Tudo & TodasPrato regional francês,
Prato regional francês, ‘blanquette de vitela’
Foto: Divulgação / Tudo & TodasUm exemplo de prato de louvelle cuisine
Um exemplo de prato de louvelle cuisine

Saiba porque o chef francês é destaque.

>> Toque brasileiro

Seja uma taça de espumante ou uma deliciosa caipirinha, o que prevalece na cozinha de Emmanuel é a sua formação brasileira. O preparo dos seus pratos genuinamente franceses são adaptados ao paladar brasileiro. Seu toque com pitadas de sal e pimenta, combinados com o sutil verde e amarelo, conquista os paladares do Brasil e do mundo.

>> Chef do Ano

Em 1993 e 2001, Emmanuel foi titulado Chef do Ano, honraria conferida pelo Guia 4 Rodas. Em 1993, ele também recebeu a 3ª estrela ao seu restaurante Roanne, que a partir deste momento passou a ser classificado entre os tops do Brasil. 

>> Prêmios

Devido ao seu talento gastronômico, o chef conquistou vários prêmios, entre eles:

> é o primeiro chef no Brasil a receber a Ordem da Academia de Culinária da França, em 1998.> Comenda do Mérito Profissional em Gastronomia 2002, pela Academia Brasileira de Arte Cultura e História.> Prêmio Food Service Nutri News 2002, pelo Projeto Gastronômico Bassoleil.> Top of Business, os melhores do ano de 2002.> Prêmio Personalidade da Gastronomia 2004, pela revista Prazeres da Mesa.

>> Chef e escritor

Além da participação em alguns livros voltados para a área gastronômica, Emmanuel também é escritor. Entre suas produções, podemos destacar ‘Os sabores da Borgonha’ e ‘Uma cozinha sem chef’.

>> Gastronomia

Para quem quer saborear seus pratos inspirados na diversidade de estilos, pode degustá-los no Skye, restaurante e bar, e no Hotel Unique, em São Paulo.

Foto: Divulgação / Tudo & TodasPrato a base de vinho tinto
Prato à base de vinho tinto
Foto: Divulgação / Tudo & TodasCamarão na moranga
Camarão na moranga
Foto: Divulgação / Tudo & TodasRisoto
Risoto

>> Livro virtual

O chef francês criou mais uma novidade, que une gastronomia e modernidade. Ele lançou um aplicativo no iPad com receitas que marcaram a sua trajetória.

O livro ‘virtual’ foi criado para comemorar seus 35 anos de carreira, 25 anos de Brasil, sendo 10 anos de Unique e Skye. Com 22 receitas criativas, o chef divulga, através de seus pratos, a sua experiência e trajetória na área gastronômica.

Clique aqui e baixe o aplicativo com 22 receitas.