PÉ NA ESTRADA
Por Ana Flávia Hantt*
Há poucos dias, a Organização Mundial do Turismo (OMT) divulgou seu mais recente relatório sobre restrições de viagem e, apesar de cauteloso, o tom do documento é otimista. Ele diz que com o avanço da vacinação, a colaboração entre países e a criação de certificados digitais, as restrições de viagem internacionais podem começar a cair já nas próximas semanas. “Os dados confirmam uma tendência na qual os destinos estão adotando restrições com mais nuances, em que há uma abordagem baseada em evidência e risco”, diz o relatório.
Atualmente, 29% dos países mantêm fronteiras completamente fechadas para o turismo — hoje, no mundo, apenas três nações estão abertas, sem nenhuma medida restritiva: Albânia, Costa Rica e República Dominicana. Ainda segundo o relatório, um em cada três países se mantém parcialmente fechado, sendo que 36% exigem teste negativo para o coronavírus para ingresso no território e, em alguns casos, a medida também é combinada com a exigência de quarentena.
O documento da OMT ainda elogia a União Europeia pelo trabalho conjunto para a criação do certificado digital de vacinação. “Os governos são instrumentais para o recomeço e recuperação do turismo através da colaboração, uso de dados e soluções digitais”, diz o relatório.
América Latina
Ao encontro deste mesmo tópico, o Conselho Mundial de Viagens e Turismo recomendou, há cerca de uma semana, que os países da América Latina se unam para a criação de um certificado digital, o qual facilitaria o controle de passageiros. Vale lembrar que o Brasil já trabalha com duas possibilidades, o Conecte SUS e um Passaporte de Vacinas que tramita na Câmara dos Deputados (assunto abordado no último ‘Pé na Estrada’). No entanto, ainda não há uma definição das autoridades brasileiras no assunto.
LEIA MAIS: