No primeiro momento até parece que o acessório não tem muita utilidade, apenas para incrementar o visual e dar um toque a mais no look, mas isso não é verdade. O cinto pode contribuir e muito, na composição. Além de marcar a cintura, deixar os quadris em evidência e valorizar a silhueta, a peça valoriza ainda mais o look quando usado de forma correta, com as roupas certas e de acordo com o corpo de cada mulher.

Geralmente ele está esquecido no closet, mas vale lembrar que o acessório nunca sai de moda, basta usar a criatividade para torná-lo uma peça chave. O cinto é capaz de tranformar looks simplórios em verdadeiros objetos de desejo. Sem grandes restrições, os cintos do momento vão desde os feitos em couro, com fivelas grossas e monogramas aparentes, aos mais fininhos, tipo faixa ~ perfeitos para dar um nó gracioso e promover um toque charmoso aos básicos da rotina.

Confira algumas dicas que devem ser levadas em consideração, para que as proporções do seu corpo estejam em equilíbrio.

>> Para quem está acima do peso

No caso dos modelos mais largos, é mais difícil montar uma produção que fique legal, por conta que ele chama mais atenção e tendem a evidenciar regiões indesejáveis (caso seja usado de forma incorreta).

>> Para as mulheres mais baixas

Se você for mais baixinha, use-os na área bem abaixo do busto, para que sua silhueta não seja achatada. Entretanto, se possuir seios muito volumosos, é melhor evitar usar esse tipo de cinto.

>> Para as mais altas

Já se você for alta, pode usar sem medo os cintos largos na linha do quadril.

>> Cuidado para não carregar o look

Evite os modelos que possuem muitos adornos ou até mesmo fivelas grandes e chamativas. Eles tendem a deixar o look poluído visualmente, criando volume onde não era necessário.

>> A combinação perfeita

Outra dica super importante é a respeito dos demais acessórios: por exemplo, se usar um cinto largo, prefira bolsas menores, para que haja um equilíbrio.

>> Para quem é mais dicreta

Os cintos mais fininhos são mais fáceis de usar, por não marcar muito a silhueta e serem mais discretos que os anteriores.

>> Cuidado com os detalhes

Apesar de serem super democráticos, preste bastante atenção na hora de usar e/ou comprar: quando são pequenos demais, podem dar a impressão de sufoco, podendo até ficar desconfortável.

Inspire-se nas combinações:

1- Amarração com nó

Para sair do óbvio as fashionistas estão aderindo ao nó. Isso mesmo, uma forma prática e moderna que vai valorizar ainda mais o seu look. Uma maneira de diversificar, pois há várias maneiras de aplicar o nó no cinto.

2- Combinação com cardigã

Usar o cinto em cima do cardigã é uma ótima maneira de deixar a cintura marcada mesmo quando usando um casaco. A dica também vale para blazeres. Escolha cintos pequenos e, de preferência da cor do casaco, isso ajuda a criar uma silhueta bem marcada e alongada.

3- Valorize o short jeans

O look abaixo é uma proposta bem atual para usar um cinto de fivela. O short jeans, uma blusa básica e um casacom mais moderno para valorizar a roupa. Tome cuidado apenas para não exagerar e carregar demais nos acessórios. Neste caso, a fivela é bem discreta, por isso dá para ousar um pouco mais nas pulseiras.

4- A aposta no jeans básico

Com o jeans todo o cinto fica bem, é uma maneira de definir ainda mais a silhueta e valorizar as curvas femininas. Os cintos mais usados são os médios e os mais finos. Quando usado com composições mais neutras, aposte no caramelo. Uma maneira de valorizar o seu look.

5- Invista nas saias

Seja longa ou curta, a saia tem tudo a ver com a feminilidade ao deixar as mulheres ainda mais charmosas. Quando acompanhada de um cinto, a cintura fica mais definida e o quadril mais ressaltado, definindo ainda mais as curvas.

6- Cintos de fivela dupla

Já as novidades da temporada ficam por conta da combinação dos cintos com camisas encorpadas e decotes ombro a ombro, dos modelos largos, tipo um corset marcando bem a cintura, além daqueles de fivela dupla e prateada, com influências boho.

Do básico ao sofisticado, invista nas dicas e use a criatividade!