Apesar de estar em constante movimento, correndo contra o tempo para realizar as atividades rotineiras, é indispensável mantermos os ‘olhos bem abertos’ para a saúde e a qualidade de vida. Precisamos de tempo para respirar, isso mesmo! A respiração é uma ação automática mas, se dermos mais valor a ela, podemos nos encontrar com mais facilidade. Para manter o equilíbrio do corpo e da mente, praticar exercícios de mindfulness é uma alternativa.

Nem você sabia que respirar pode ser uma terapia muito eficaz para combater a ansiedade e o estress, possibilitando mais concentração e atenção durante as atividades diárias. O simples ato de dedicar mais tempo a respiração gera benefícios ao organismo, ação que já foi confirmada em estudos científicos. A revista científica britânica Lancet comparou resultados obtidos por remédios antidepressivos e por terapias baseadas em mindfulness, e eles foram parecidos, o que significa que os exercícios podem ser uma alternativa ao uso de medicamentos.

O que é mindfulness

A prática de mindfulness nasceu da meditação budista e já está ganhando vários adeptos pelo mundo. Trata-se de um exercício para conectar ação e pensamento, já que, muitas vezes, estamos realizando uma atividade na prática e, ao mesmo tempo, estamos pensando em outras coisas, sem manter um equilíbrio entre atitude e pensamento.

Os benefícios para a saúde são múltiplos e tornam as pessoas mais reais e inteiras, ao ativar a consciência plena, trazendo mais tranquilidade e segurança. Estes hábitos podem contribuir para um melhor desenvolvimento no trabalho, mais disposição na vida pessoal, mais controle em relações amorosas, familiares e consigo mesma. É uma maneira de se encontrar de verdade.

Conheça alguns exercícios práticos e simples que vão contribuir com a sua qualidade de vida. Pratique agora e veja o resultado.

>> Analise a sua respiração

Observe com atenção como o ar entra, circula e sai do seu corpo. Uma atividade rotineira que começa desde a primeira hora da manhã. Durante o dia, reflita um pouco sobre isto, perceba como a sua respiração se altera e se mantém constantemente. O encontro com a respiração, também faz parte do conhecimento de si mesma.

>> Consciência ao falar

Não atropele as pessoas, mantenha calma e espere que elas falem primeiro aquilo o que estão pensando, tudo tem o seu tempo. Saber ouvir também é sinônimo para manter uma boa comunicação com os outros. Fale menos e ouça mais!

>> Atenção ao comer e andar

No momento em que realizamos a alimentação, é comum estarmos pensando nas próximas atividades que nos reservam no decorrer do dia, isto não é uma atitude correta. Temos que dedicar o pensamento àquilo em que estamos fazendo, analisar o sabor dos alimentos, sentir a textura e mastigar bem. Esta atenção também vale para o corpo. Analise a postura, a posição dos joelhos, dos ombros enquanto estiver na mesma posição ou em movimento.

>> Foco nas atividades

Todas as atitudes merecem uma atenção mental, não desvie o pensamento enquanto estiver realizando uma atividade. A atenção deve ser constante, não apenas quando se está falando ao telefone ou atravessando a rua. Fique ligado sempre!

Melhore a sua qualidade de vida, pratique exercícios de mindfulness!