Será uma invasão de privacidade ou uma nova versão de comunicação virtual? O lançamento do novo aplicativo Sarahah facilita a entrada de usuários no perfil pessoal no anonimato e está causando uma grande polêmica. A rede social virou febre nos Estados Unidos e em outros países e está se disseminando pelo Brasil.

Um modo diferente de comunicação, quando comparado às demais redes sociais. Neste caso, o usuário pode fazer perguntas e enviar mensagens de forma anônima. O objetivo é fazer das críticas e feedbacks um impacto positivo nas inter-relações pessoais com amigos e familiares. Para algumas pessoas, o Sarahah não é tão produtivo quanto deveria ser. 

A ideia lembra o do aplicativo Secret, que também permitia postagens anônimas e foi encerrado após ser usado para a prática de cyberbullying, além de conteúdo de baixo calão e pornografia ~ o Sarahah tem uma proposta otimista ~. 

Disponível para celulares Android e no iPhone (iOS), além da versão web, o Sarahah bateu uma marca considerável de downloads nos EUA e ultrapassou até os números de gigantes como YouTube e Instagram, segundo o site de monitoramento de softwares App Annie. No Brasil, o programa também já está liberado para baixar na App Store e Google Play.

Conheça já este aplicativo e saiba como ele pode contribuir no processo de comunicação virtual.

Como funciona?

O nome do aplicativo já diz tudo. Escrito em árabe representa ‘franqueza’ em português. Após criar uma conta usando apenas um e-mail válido e um nome de usuário, você é redirecionado para seu profile (perfil). Nessa página, é possível ver mensagens recebidas e enviadas, além do link da sua conta.

Aplicativo X privacidade

A busca de usuários está presente no app para celulares, onde há um campo para pesquisar por nomes de contatos. Não há, porém, uma opção para encontrar amigos por meio de integração com o e-mail ou outras redes sociais.Caso você não queira aparecer nas pesquisas do app, é possível desativar essa opção nas configurações. Desse modo, apenas quem tem o link do seu perfil pode acessá-lo para enviar mensagens anônimas.

Tem como saber quem mandou as mensagens?

Não tem como descobrir a autoria das mensagens, mas você poderá bloquear o usuário sem mesmo conhecer a sua identidade. Caso não tenha aprovado alguma crítica ou recado, basta tocar sobre um botão para banir a pessoa e impedir que ela comente de novo enquanto estiver logada na mesma conta. 

Apesar de os feedbacks serem anônimos, é necessário estar logado para enviar mensagens pelo aplicativo. A versão web do Sarahah, por outro lado, permite mandar recados sem estar registrado no serviço.

Críticas X respostas

Uma das desvantagens do aplicativo é que não é possível retornar às críticas. Neste caso, o usuário fica sem direito de resposta. Para quem não está psicologicamente preparado é melhor não arriscar porque não poderá rebater as opiniões. 

E aí, vai aderir a este novo método de comunicação?