A ficção está muito ligada a realidade, e esta questão pode revolucionar o comportamento das pessoas. Foi o que aconteceu com a série 13 Reasons Why, ao abordar a questão do suicídio entre os jovens, provenientes dos problemas relacionados ao bullying e a depressão. As cenas infuenciaram os adolescentes que vivenciam esta realidade, a procurarem um tratamento adequado nos Centro de Valorização da Vida (CVV).
Após a estreia da série, muitos adolescentes se identificaram com as questões abordadas pela personagem o que causou o aumento na procura por um serviço especializado. Um exemplo disso, ocorreu em uma escola americana, onde o número de e-mails com pedidos de ajuda recebidos pelo Centro de Valorização da Vida (CVV) subiu em 445% . No site, também ocorreu um aumento de visitantes em 170% na média diária.
>> O que significa o CVV
O Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atende voluntária e gratuitamente todas as pessoas que necessitam de ajuda psicológica e que querem e precisam conversar sobre as suas dores e descobertas, dificuldades e alegrias. A procura também pode ser feita através dos postos de atendimento, espalhados por todo o país, sob total sigilo por telefone, email, chat e Skype 24 horas todos os dias.
>> Como é realizado o atendimento nos CVVs
O trabalho consiste no diálogo compreensivo e na doação incondicional do calor humano. O voluntário trabalha no sentido de compreender a pessoa que procura o CVV, dessa forma, valorizando sua vida.
O atendimento é feito por telefone, pessoalmente, por correspondência, chat ou e-mail. A pessoa que procura o CVV tem o sigilo assegurado, a total privacidade e anonimato. O atendimento ocorre em clima de profundo respeito e confiança. Basta que a pessoa ligue para o telefone 141, ou acesse o site www.cvv.org.br para falar com o posto CVV de sua região.
>> Quem são os voluntários
Pessoas com aptidões para o serviço voluntário que passam por um curso teórico e prático oferecido pelo posto. Esse curso é gratuito e ministrado periodicamente com prévia divulgação na comunidade. São pessoas maiores de 18 anos, de boa vontade, que acreditam no valor da vida e dispostas a conversar com outras pessoas em seus momentos de vulnerabilidade emocional.
>> Como a instituição é mantida
A instituição é mantida com as contribuições dos próprios voluntários e também por doações feitas por pessoas e segmentos da sociedade que reconhecem a importância do trabalho. Tem personalidade jurídica e não está vinculada a qualquer religião, governo ou partido político.
***
Apesar da série ter influenciado as pessoas que sofrem com estes problemas, o CVV é hoje um dos serviços mais procurados do país, com uma média superior a um milhão de ligações por ano. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 3 mil pessoas por dia cometem suicídio em todo o mundo. De acordo com dados divulgados em 2015, 38 brasileiros tiram a própria vida por dia e outros cerca de 200 tentam o suicídio no mesmo período.
A ficção inpirada na realidade!

