As características da Síndrome de Asperger ~  quadro leve do espectro autista ~ são visíveis no comportamento e nas relações interpessoais do dia a dia. Um exemplo deste quadro acontece  com a personagem Benê (Daphne Bozaski), da novela teen ‘Malhação’. Inspirada na realidade, a novela quis retratar os sintomas vísiveis da Síndrome de Asperger, em plena fase adolescente.

***

A manifestação destas características vem à tona em situações rotineiras com a convivência na escola e a conquista do primeiro amor, comportamentos que destoam das demais amigas do grupo dentro de um ambiente social. Desta forma, a trama busca naturalizar e instruir os espectadores sobre essa condição.

A exposição destes sintomas, variam de acordo com cada situação e a personagem expõe estes traços, às vezes com sinais de maior intensidade e gravidade. Conheça os principais sintomas da Síndrome de Asperger.

Sintomas

Os sintomas da Síndrome de Asperger podem variar de pessoa para pessoa, e também alteram de acordo com a intensidade e gravidade. Os sinais mais comuns incluem:

>>Falta de habilidade

Os sintomas podem ser perceptíveis durante a infância. As crianças que são portadoras desta síndrome têm dificuldade para interagir com outras pessoas e muitas vezes comportam-se de forma estranha em situações sociais. Uma das características mais marcantes neste caso, é a dificuldade de iniciar e manter uma conversa com outras pessoas. Como a comunicação não é eficiente, as crianças se mantém mais isoladas e sem amigos.

>> Comportamentos repetitivos

Os portadores da síndrome possuem em diversos momentos, comportamentos anormais, que envolve movimentos repetitivos e estranhos, como torcer mão ou os dedos.

>> Falta de coordenação

Os movimentos de crianças com Síndrome de Asperger pode parecer desajeitado ou constrangedor.

>> O perfeccionismo acima de tudo

As pessoas portadoras deste transtorno são minuciosas ao realizar algum tipo de atividade. Porém, não sabem conviver com as críticas e ficam perturbadas quando são questionadas ou quando percebem que cometem um erro. 

>> Dificuldades de comunicação

Este transtorno pode interferir no processo de comunicação. Os portadores da Síndrome de Asperger não costumam olhar nos olhos da outra pessoa enquanto falam. Elas podem ter dificuldade com o contato visual, expressões faciais e ao gesticular, bem como, podem apresentar dificuldade para compreender a linguagem corporal e a linguagem dentro de um determinado contexto. Neste caso, eles costumam ser muito literais no uso da língua.

>> Inaceitação ao contato físico

Os portadores não gostam de manter contatos físicos com outras pessoas por não saber lidar com este sentimento. Quando recebem beijos, abraços ou um simples toque de carinho se sentem inseguros  e incomodados com este contato.

>> Habilidosos ou talentosos

Muitas crianças com Síndrome de Asperger são excepcionalmente inteligentes, talentosas e especializados em uma determinada área, como a música ou a matemática. Outras desenvolvem certas aptidões ao esporte e diferentes atividades. 

>> Rituais incomuns

A criança com síndrome também pode desenvolver rituais específicos. Nestes casos, ela se recusa de alterar estes comportamentos. Ela pode se negar a vestir a roupa obrigatoriamente em uma ordem específica.