A ecografia é um exame que consiste em captar imagens do interior do corpo humano e reproduzi-las em alta definição para a tela do computador; é um exame não invasivo, sem nenhum tipo de uso de radiação. O exame de ecografia é um procedimento simples e pode ser feito quando solicitado pelo médico especialista, seja para contribuir com um diagnóstico mais preciso e detalhado ou para acompanhar a evolução do paciente em determinado tratamento.
Há dois tipos mais comuns de ecografia para a mulher. Um dos tipos é para o auxílio em um tratamento do câncer de mama, e o outro é a ecografia ginecológica, que contribui para a avaliação dos órgãos genitais internos como o útero, trompas e ovários, complementando a avaliação e diagnóstico ginecológico.
Ecografia para câncer de mama:Deitado em uma maca, é aplicado um gel sobre o corpo do paciente no local a ser examinado para facilitar o movimento de transdutor (equipamento que entra em contato direto com a pele). O transdutor emite sons não audíveis que são lidos pelo computador e assim consegue captar imagens do interior do corpo.
é recomendado levar todos os exames anteriores ao médico. O procedimento da ecografia é simples e rápido, podendo variar de 10 a 30 minutos. é indolor e não exige repouso do paciente, podendo retomar as suas atividades diárias logo após o exame.
Ecografia ginecológica:Com a utilização de uma sonda que emite sons de alta frequência, o computador capta imagens em 2D da área que está sendo examinada. A ecografia ginecológica complementa a avaliação do médico e a realização controlada da punção de uma massa pélvica ou de ovários estimulados e ainda para acompanhar a indução da ovulação nas mulheres.
O exame deve ser feito com a bexiga cheia, que empurra para trás o útero, deixando os ovários visíveis para a realização do exame. A ecografia pode ser realizada tanto por um radiologista, como também por um ginecologista especializado em ecografia pélvica.
