Minutos finais para a conclusão do prato e tudo parecia sob controle, até que Edney Moreira vacilou no detalhe que seria decisivo na prova de habilidade. Ao montar o prato, o participante esqueceu de colocar o pernil de porco com os acompanhamentos, item principal na composição do cardápio. Assim que ele concluiu a prova, as expectativas se foram por ‘água abaixo’.

No início da competição, o grupo foi formado para realizar o desafio habilidade, uma função que não foi desempenhada pelo cozinheiro profissional por não ter dominado o relógio e a pressão psicológica ao preparar o prato.

Apesar da falta de concentração e agilidade, o participante foi sincero ao dar a sua opinião aos chefs Paola Carosella, Henrique Fogaça e Erick Jacquin.

Sinto como se eu tivesse enganando o cliente se não apresentasse a carne no prato, e para mim, cozinhar é como religião, levo isso muito a sério, afirmou Edney.

Apesar da experiência e profissionalismo, o cozinheiro profissional não respeitou a regra do jogo ao não ter concluído o prato, e foi o segundo eliminado do MasterChef Profissionais.