A partir de agora, os participantes do MasterChef terão que demonstrar toda a personalidade ao preparar o prato da próxima prova. Os cozinheiros amadores terão o compromisso de usar a criatividade e caprichar na combinação de sabores ao assinar o menu business, que será apresentado ao uma categoria executiva de uma empresa aérea.
Como de costume, os participantes que conquistarem o paladar dos jurados ganharão a imunidade e poderão acompanhar a próxima prova do mezanino. Já, os participantes que obtiverem o pior rendimento, serão desafiados a preparar o ramen, o prato mais popular do Japão, conhecido como um bowl de caldo quente com macarrão.
>> Lamen ou ramen
De origem chinesa, o prato chegou no Japão pelas mãos dos próprios chineses, no século XIX. A forma japonesa de pronunciar Lamian é “ramen”, por isso podemos dizer que esta a forma mais certa de se referir ao prato. Lamen, no geral, se refere ao modo de preparo chinês. Porém ambos tem o mesmo significado.
Noite de #Masterchef ….. será que vai dar certo?!?! Dedos cruzados pro primeiro Lamen em… https://t.co/FByqKxDp5Q
— Luiza Freitas (@DesignerLu) 28 de março de 2017
>> Ingredientes do ramen
Este macarrão era feito de uma mistura de farinhas de trigo e lótus, e servido em um caldo. Uma versão original deste prato pode ainda ser encontrado em alguns restaurantes em Ibaraki e é chamado de “Mito Komon Ramen”.
>> Curiosidades deste prato
Originário da China, o ramen tornou-se um dos pratos mais populares do Japão ao longo das últimas décadas. Segundo estatísticas, existem mais de 35 mil restaurantes ramen-ya em todo o Japão, o que corresponde a 28 pontos de venda para cada 100 mil pessoas. Mas o que levou o ramen a se tornar uma paixão nacional?
>> O segredo de tanto sucesso
Nos restaurantes chineses em Chinatown de Yokohama e em outros bairros chineses, a sopa de macarrão chinês passou a ser reiventada, outros ingredientes passaram a ser utilizados no preparo, tais como carne de porco assada, brotos de bambu e ovos cozidos cortados ao meio.
De início, esses pratos foram chamados de Soba Chinês (Chuka soba). Com a escassez de comida após a Segunda Guerra Mundial, este prato barato e saboroso, passou a ser vendido em barracas de rua por todo o Japão. Depois de um certo tempo, muitos restaurantes especializados em ramen foram surgindo.
E a forte concorrência fez com que os chefs remodelassem a receita do Soba Chinês, adicionando diversos tipos de sabores, a partir de variados ingredientes. Apesar disso, este fast food tem outro detalhe muito atrativo: além de ser um prato rápido e saboroso, tem um preço muito razoável.
Será que os participantes estão preparados para este desafio?