Uma simples lavagem com água e sabão pode não ser capaz de tirar toda a sujeira que se acumula em casacos de couro, bem como em outros itens de tecidos delicados como, por exemplo, a camurça. As peças de couro e camurça necessitam ser muito bem limpas de acordo com suas propriedades. “Se bem conservadas e limpas, as roupas terão sempre uma aparência nova e estarão prontas para o uso”, afirma Rejane Nascimento, especialista em produtos têxteis da 5àsec.
“O ideal é realizar a lavagem dos itens de couro sempre que necessário, observando a frequência e condições climáticas a que os itens foram expostos”, aconselha Rejane. O couro possui colágeno em sua superfície e pode, por exemplo, ressecar quando exposto ao calor intenso e ao sol. Já as peças de camurça, segundo a especialista, necessitam de uma atenção especial constante, tempo que também pode variar de acordo com a sua utilização. “A camurça é um material poroso de superfície veludínea e permeável. A forma incorreta de lavagem pode acabar ocacionando riscos e manchas nos itens”, complementa.
Na armazenagem, é importante que as peças não sejam colocadas dentro de sacos plásticos, pois, quando abafadas, a probabilidade de que os itens mofem e desbotem é maior. “é aconselhável deixar os itens arejarem de vez em quando, pelo menos, uma vez a cada 30 dias, mas nunca diretamente expostos ao sol, sempre na sombra”, finaliza Rejane.