Glória Maria já faz parte do cotidiano dos telespectadores, mas não foi tão simples assim, conquistar o reconhecimento do público através do seu trabalho na emissora Rede Globo. 

Filha de um alfaiate e de uma dona de casa, Glória Maria não teve as mesmas facilidades que outras personalidades tiveram para se tornar conhecida na televisão. Conquistou o seu primeiro emprego como telefonista, aos 16 anos, com o objetivo de pagar os próprios estudos na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Já direcionada ao jornalismo chegou, paralelamente, a trabalhar um ano de graça na Rede Globo até que foi finalmente contratada e largou a função anterior.

Além de ser a primeira repórter negra da Tv brasileira, Glória Maria foi aos poucos, conquistando o seu espaço, a jornalista entrevistou astros do cinema e da música, cobriu grandes tragédias, fez mais de 150 viagens para gravar matérias e apresentou o Fantástico por uma década.

Apesar de ser considerada um dos ícones da televisão brasileira e ser uma personalidade frequente das revistas sobre celebridades , a apresentadora também foi alvo de assuntos polêmicos, nem sempre com repercussão positiva. 

Confira parte da carreira de uma das repórteres mais famosas da Tv.

1- A sua estreia na emissora foi em 1971, durante a cobertura do desabamento do elevado Paulo de Frontin, no Rio de Janeiro. Mas, a jornalista, veio a atuar como repórter de vídeo apenas em 1974. A partir de então, trabalhou em diversos telejornais da emissora carioca: “Hoje”, “Jornal das Sete”, “Bom Dia Rio” e “RJTV”. Dinâmica no trabalho, foi a primeira repórter a entrar ao vivo na televisão brasileira. Clique aqui, e relebre a estreia da jornalista na TV.

2- Mostrando rapidamente sua competência para assumir funções de extrema responsabilidade, Glória Maria foi incumbida de realizar a cobertura da posse de Jimmy Carter, em Washington, 1977 – ocasião em que novamente deu um salto adiante sendo a primeira jornalista estrangeira (ao lado dos correspondentes internacionais Lucas Mendes e Hélio Costa) a entrevistar o presidente norte-americano.

3- Já que o dinamismo e a espontaneidade fazia parte do seu perfil, Glória Maria conseguiu, em 1984, antecipar o juramento olímpico do velocista Carl Lewis (exibido com exclusividade pelo Jornal Nacional) depois de passar pelo esquema de segurança do estádio onde iria se realizar um dos jogos olímpicos de Los Angeles, antes mesmo da solenidade de abertura da Olimpíada. Isso rendeu a jornalista, mais um ponto positivo em sua carreira.

4- Mas foi a partir de 1986, que a apresentadora virou ícone da televisão brasileira, quando passou a integrar a equipe do “Fantástico”, quando seu rosto se tornou conhecido por quase todos os brasileiros. No programa, realizou entrevistas com muitas personalidades conhecidas mundialmente, como Michael Jackson, Freddie Mercury, Madonna e outras estrelas internacionais, além de realizar reportagens especiais em destinos exóticos como Saara, Lapônia e leste europeu – o que lhe rendeu 10 passaportes completamente preenchidos ao longo da carreira.

5- Glória Maria atingiu um público fiel que também ficou interessado em suas experiências e aventuras. Ela também foi protagonista de diversas experiências audaciosas, como voar de asa-delta para o programa “Esporte Espetacular”, escalar o Himalaia e descer por uma corda o bondinho do Pão de Açúcar.

6- A jornalista tem talento de sobra, apesar de elaborar matérias mais informais e descontraídas, também teve papel importante em produções mais complexas, de cunho social. Debruçou-se sobre assuntos como a vida de imigrantes brasileiros no Japão, a invasão da embaixada japonesa no Peru por terroristas tupamaros e, depois de passar pela Olimpíada de Atlanta (1996) e Copa do Mundo na França (1998), assumiu ao lado de Pedro Bial a apresentação do “Fantástico”.

7- Sua busca profissional sempre foi além, pois a cada dia a jornalista queria crescer ainda mais, em 2003 conduziu, com o colega de trabalho, a primeira entrevista exclusiva com o presidente Luís Inácio Lula da Silva para a televisão após sua posse. Não satisfeita, ainda produziu quadros de destaque como a viagem ao lado do escritor Paulo Coelho pelos trilhos da transiberiana, e em 2006, o voo que simula a gravidade zero no Centro Espacial Kennedy, nos EUA, no ano seguinte.

8- Após 35 anos de uma exaustiva carreira e quase dez como apresentadora, Glória Maria se afastou da televisão durante dois anos desenvolver seus próprios projetos e dedicar-se a vida pessoal. Neste período, a jornalista adotou duas meninas, Maria e Laura.

9- Mas Glória Maria não conseguiu ficar muito tempo longe da televisão. No começo de 2010, a jornalista acertou com os diretores da Globo que se tornaria repórter especial do programa “Globo Repórter”. Voltou às telas e renovou o contrato com a emissora até 2016.

>> Polêmicas na carreira

Será que a jornalista tem 50 ou 60 anos? A idade verdadeira de Glória Maria já virou lenda urbana. Ela jura ter nascido em 1959. Estaria com 57 anos. Mas estreou na Globo em 1971. Ou seja, teria apenas 12 anos na época! Esta informação ainda continua incerta e a idade da jornalista permanece uma incógnita!

Barrada em razão da cor – Na década de 1970, Glória Maria foi barrada na porta de um hotel de luxo, na zona sul do Rio. “Preto tem que entrar pela porta dos fundos”, disse o gerente. A jornalista chamou a polícia e usou a Lei Afonso Arinos contra a discriminação racial no Brasil.

Racismo e discriminação – Durante os 10 anos nos quais comandou o Fantástico, a apresentadora sofreu inúmeros ataques racistas por carta e e-mail. A Rede Globo recebeu várias ligações de telespectadores sugerindo que a Glória Maria fosse substituída por uma apresentadora branca. Segundo ela, as ofensas atingiam a sua alma e o seu coração mas, mesmo assim, seguiu em frente.

Relação amorosa –  Ainda no aspecto racial, Glória Maria foi alvo de comentários por supostamente se relacionar apenas com homens brancos e, quase sempre, estrangeiros.

Uso de drogas –  A jornalista foi criticada pelas redes sociais após ter realizado uma matéria gravada na Jamaica e exibida no Globo Repórter. Em visita a uma comunidade rastafári, Glória Maria experimentou maconha e a internet pirou! A experiência rendeu milhares de memes, tuítes e posts no Facebook.