Nesta terça-feira (6), os pratos típicos e o segredo da gastronomia baiana entrarão em cena no MasterChef Brasil. Inspirados na cozinheira baiana Dadá, reconhecida pelo famoso acarajé da Bahia, os participantes do MasterChef terão muitos desafios, inclusive de conquistar o paladar da convidada especial: Daniela Mercury.

A tarefa de realizar o melhor prato e garantir a permanência no programa será realizada em uma prova coletiva, onde os participantes terão que preparar o tradicional acarajé e caldinho de sururu. A decisão será da cantora e da cozinheira especialista que automaticamente fará com que os cozinheiros amadores assistam a prova de eliminação do mezanino.

Já a prova eliminatória, vai revelar muitas surpresas. Os participantes terão de preparar um prato salgado e terão a difícil missão de servir um sorvete, que combine, como acompanhamento da receita principal. Uma tarefa que vai garantir o avental e o sonho de estar bem perto do título de MasterChef Brasil 2017.

Conheça o sururu

O sururu é um molusco bivalve (inserido entre duas conchas) da ordem Mytiloida, muito conhecido no Nordeste do Brasil. É semelhante à ostra e o prato típico mais conhecido feito dessa espécie é o ‘caldo de sururu’, à base de leite de coco e azeite de dendê. É referência nas cozinhas pernambucana, alagoana, baiana, sergipana e maranhense. 

 

 Qual é a origem do acarajé

O acarajé é uma especialidade gastronômica das culinárias africana e afro-brasileira. Trata-se de um bolinho feito de massa de feijão-fradinho, cebola e sal, e frito em azeite de dendê. No continente africano é conhecido como akara, e especificamente no norte da Nigéria é também chamado de kosai. Na África Ocidental, onde constitui uma comida de rua muito comum, é servido com pimenta em pó ou molho de tomate picante. Já no Brasil, especialmente da Bahia, é servido com pimenta, camarão seco, caruru e vatapá (também uma iguaria africana), sendo relativamente comum a adição de vinagrete, ou ainda de maionese.

Muitas surpresas irão ocorrer nesta noite, confira!