Todos os dias estamos cercados de desafios, mas eles também aparecem nas redes sociais. Em alguns casos somos desafiados a realizar atitudes do bem como fazer doações, realizar transfusões de sangue e muitas outras apostas que servem para motivar as pessoas a saírem da zona de conforto. Outras vezes somos desafiados a sair da representação e mostrar a realidade através das redes sociais ~ você já deve ter sido desafiado a postar uma foto sem make no faceboock, não é mesmo? ~.
***
Revelar com transparência fatos do cotidiano já é uma atividade bem comum nas plataformas digitais. Desta vez, pais e mães americanos estão fazendo um outro desafio através do Instagram: divulgar fotos da ‘maternidade real’. A ideia é mostrar o antes e o depois da chegada dos filhos. Uma proposta divertida que faz um comparativo da aparência física e até mesmo de comportamento assim que os pequenos passam a fazer parte da família. Com a hashtag #gottoddlered ~ que tem como significado ‘tenho uma criança’ ~, os pais retratam de forma bem humorada de que forma os pequenos podem mudar a rotina do casal.
Confira algumas fotos e veja como estas mudanças podem interferir nos hábitos de vida da família.
***
A possibilidade de gerar um filho é algo mágico, porém não é uma tarefa simples. A maternidade real não é apenas cercada de encantos, neste momento surge uma experiência nova para as mães que precisam se adaptar às mudanças físicas e comportamentais. Neste momento, a maternidade tão sonhada passa a ser cercada de dúvidas, medos, compromissos, inseguranças e abdicações. Apesar dos conselhos e da troca de experiências, esta realidade só acontece na prática.
Algumas mudanças são bastante produtivas como a sensação de nunca estar só, de aprender a perdoar aos outros, de deixar o egoísmo de lado, entre outras que passam a ter outro sentido com a chegada dos pequenos. Mas, há também uma mudança na rotina, que passa a ser dividida com outro ser e que, muitas mães esquecem que também merecem um tempo para si mesmas.
***
Em janeiro deste ano, a blogueira britânica Gylisa Jayne, que é mãe de Lily, uma menina de um ano e meio, fez um desabafo em seu perfil do Facebook. A partir de suas experiências como mãe, ela divulgou a ‘maternidade real’, salientando que nem tudo está dentro das expectativas e que há um mundo desconhecido.
Entre as descobertas de ‘coisas que ninguém conta’ listadas pela inglesa estão a dor causada pelos pontos na vagina após o parto, o começo difícil da amamentação, a sensação de solidão, o medo, e o fato de não conseguir fazer mais nada sozinha por estar sempre acompanhada da filha.
E você, o que acha?