Chegamos na semana da Páscoa, data essa em que vimos chocolates por todos os lados. Uma verdadeira tentação para quem pode comer e para quem não pode também. Pensando nisso e nas dúvidas dos nossos leitores, o Tudo&Todas foi buscar algumas dicas e informações com a nutricionista Bruna Neves, de como sobreviver a essa data tão ‘calorica’ sem cometer grandes exageros e de forma que não prejudique a saúde.
– A primeira e mais conhecida dica é o tradicional: Não exagere! Fracione os chocolates em pequenas porções de 30g e não os deixe à sua vista. Se puder escolher, opte por chocolates com mais cacau e sem açúcar. É importante ler os ingredientes que constam no rótulo antes de comprar.
– Divida os seus chocolates com amigos e com a família, além de proporcionar um momento de descontração, você não fica com um estoque todo para você.
– Não troque uma refeição por chocolate, deixe uma pequena porção para a sobremesa pois se você estiver com fome acabará comendo muito mais.
– Exclua as desculpas do tipo “Hoje pode” “É só hoje” Eu mereço”, você pode sim aproveitar a páscoa, mas moderação SEMPRE.
– Se você já sabe que vai consumir o chocolate, evite outras exceções no seu dia, mantenha sua rotina normal.
Mas, e se eu exagerar na páscoa?
Nada de ficar sem comer, ou trocar refeições por suco, radicalismos não levam a lugar nenhum e aumentam os riscos de compulsão alimentar, apenas volte à sua rotina de alimentação saudável.
Chocolate traz benefícios?
– Se você souber fazer uma boa escolha ao comprar o chocolate e souber dosar a quantidade diária, você vai inclusive se beneficiar das propriedades que esse queridinho tem a nos oferecer.
– Apresenta alto teor de flavonoides que é um excelente antioxidante
– Os flavonoides, além de serem antioxidantes, elevam a produção de serotonina, o hormônio responsável pela sensação de bem estar.
– O chocolate pode estar associado ao controle da hipertensão uma vez que é rico em catequinas e procianidinas, que são antioxidantes e atuam nessa regulação.
MODERAÇÃO E BOAS ESCOLHAS são a chave para uma páscoa sem jacadas!
Fonte: Nutricionista Bruna Neves