Não seria exagero dizer que o mundo está em polvorosa com o anúncio do noivado entre o Príncipe Harry e a atriz norte-americana Meghan Markle. O casal, sempre muito discreto, já havia deixado pistas de que um próximo passo no relacionamento seria anunciado em breve, e a especulação não era sobre ‘se’ eles iriam noivar, mas sim, ‘quando’.

O esperado anúncio chegou nesta segunda-feira – cedo da manhã, no Brasil -, e hoje mesmo o casal fez uma aparição oficial, e posou para fotógrafos, nos jardins do Palácio de Kensington, em Londres.

> Veja o vídeo divulgado pela conta oficial do Palácio de Kensigton no Instagram:

 

His Royal Highness Prince Harry and Ms. Meghan Markle are “thrilled and happy” to be engaged. Here they appear at a photocall at Kensington Palace Gardens this afternoon, on the day their engagement is announced.

Uma publicação compartilhada por Kensington Palace (@kensingtonroyal) em Nov 27, 2017 às 8:24 PST

Não faltam notícias sobre o noivado – e especialmente sobre a noiva -, e por isso, convidamos nossas correspondentes internacionais, Ananda Etges e Solange Silberschlag, para falar sobre a repercussão que estão presenciando no Reino Unido.

Foto: Divulgação / Tudo & TodasPríncipe Harry e Meghan Markle trocam alianças na primavera de 2018
Príncipe Harry e Meghan Markle trocam alianças na primavera de 2018

Ananda comenta que os ingleses possuem um fascínio pela família real, e tudo o que é relacionado aos membros da realeza desperta a atenção e vira notícia em minutos.

O noivado do princípe Harry e da atriz Meghan Markle dominou os assuntos do dia no Reino Unido. Desde o início do namoro o casal estampa uma série de jornais e revistas, inclusive com especulações sobre o noivado enfim anunciado.

Meghan Markle chama a atenção e reforça uma fase mais ‘moderna’, digamos assim, da família real. Ela é mais velha que Harry, já se casou uma vez e tem o perfil de uma mulher independente, com uma sólida carreira como atriz.

A confirmação do casamento, sem muitos detalhes ainda, deixa o mundo todo curioso! E como os britânicos adoram uma aposta, a união real aqui já é tema de uma série de apostas envolvendo a data do casamento, quem será o estilista responsável pelo vestido da noite e inclusive sobre o clima no dia!”, conta Ananda.

Já Solange Silberschlag, salienta que a escolha do Príncipe Harry reflete o seu passado. Segundo ela, Harry sempre foi o mais ‘rebelde’ dos príncipes, e como sempre soube que não seria o principal sucessor à coroa, cresceu com maior liberdade em suas atitudes e decisões. Com frequência, era fotografado em festas e consumindo álcool, atitudes não consideradas adequadas pela família real.

Conforme Solange, no Reino Unido, a notícia do casamento foi recebida com euforia. Ela comenta que após os divórcios registrados na realeza britânica, especialmente do Princípe Charles e da Princesa Diana, caiu muito a popularidade da monarquia, e foram Willian e Harry que trouxeram a modernidade para a família, e resgataram a admiração do povo.

Em entrevista a uma emissora de TV, Harry disse que o encontro com Meghan foi amor à primeira vista, e que logo percebeu que ela era a pessoa certa.

Eu acredito que a escolha do princípe em casar-se com uma mulher de origem negra demonstra a realidade daqui, que possui grande comunidade negra, e de como a monarquia vem evoluindo. O fato de Meghan ser uma feminista, de ser mais velha, de ser de outro país, simboliza o Reino Unido de hoje.

Solange diz também que, tanto Harry, quanto seu irmão mais velho, Willian, têm seguido o legado da mãe, que foi a primeira princesa a se relacionar com o povo, e a encerrar a ideia de que os membros da realeza deveriam ficar em um pedestal.

Acredito que a Meghan será tão adorada quanto a princesa Kate. Ela vai novamente trazer mudanças para a monarquia, novos padrões, e vai revolucionar a moda, como a Kate, como a princesa Diana fizeram.

A ligação com a mãe ficou evidente também na aparição oficial de Harry e Meghan nesta segunda-feira, a qual ocorreu em um jardim de flores brancas que marca o 20º ano de falecimento da princesa. Além disso, o anel de noivado traz diamantes que pertenceram à mãe do príncipe, além de uma pedra da Botswana, local onde tanto Harry, quanto Diana, fizeram muito trabalho voluntário.

Foto: Divulgação / Tudo & TodasUma das poucas aparições públicas do casal ocorreu neste ano, no Canadá, durante o Invictus Games
Uma das poucas aparições públicas do casal ocorreu neste ano, no Canadá, durante o Invictus Games

Segundo o comunicado oficial, após o casamento, o casal deve residir em Nottingham Cottage, residência que fica na área do palácio de Kensigton.

Com o nascimento do terceiro filho de William e Kate, o Príncipe Harry se tornará o sexto na linha de suceção ao trono.