Tirar fotos com jacarés e mergulhar em águas cristalinas, junto a centenas de peixes nativos da região, de todos os tamanhos. é em meio a este cenário exótico, repleto de ar puro e natureza, que turistas têm a oportunidade de conhecer um dos biomas mais ricos do país.

A viagem realizada em ônibus leito (mas que também disponibiliza opções aéreas), permite que destinos como Corumbá, conhecida como a ‘capital’ do Pantanal, Bonito, famosa por suas belezas naturais, e Bolívia, com seus centros de compras, sejam acessados de forma prática e confortável. Em um passeio de cerca de uma semana, crianças e adultos vivem experiências únicas em uma das mais bonitas regiões do país.
Para colocar este destino na agenda de viagens, é importante algumas informações: Bonito pode ser visitado durante todo o ano, com destaque para a temporada entre julho e dezembro; já o Pantanal, é mais limitado entre o final de janeiro e junho, época de chuvas e enxurradas, as quais atrapalham um pouco os passeios aquáticos.


Entre as opções de hotelaria, Bonito se destaca pela variedade de estabelecimentos, com opções mais requintadas, e também ambientes cujo destaque é o custo-benefício. Em ambas as cidades, a gastronomia traz o peixe como ingrediente típico, especialmente Dourado, Pacu e Piraputanga. Quem preferir, pode experimentar a carne nobre de jacaré, ou então saborear o churrasco pantaneiro, acompanhado de mandioca.
O que você vai ver neste roteiro
>> Corumbá:- Passeio de chalana pelo rio Paraguai com música ao vivo, piscina no terceiro andar panorâmico, almoço típico, rodada de caipirinha e o famoso caldo de piranha. – Por-do-sol pantaneiro no mirante do Morro São Filipe.- Visita a obras da artista Izulina Xavier.- Visita ao espaço de ‘Dona Maria e seus jacarés’, os quais são chamados com o toque do berrante, e se aproximam para tirar fotos com os visitantes.
>> Bonito:- Visita a Gruta do Lago Azul e São Miguel.- Passeio de bote no rio Formoso.- Visita a Praia da Figueira, ao Eco Parque Porto da Ilha, a cachoeiras da Fazenda Rio do Peixe, ao Recanto Ecológico Rio da Prata, ao Abismo Anhumas, ao Aquário Municipal, ao Projeto Jibóia e as Estâncias Mimosa e São Francisco.- Flutuação e mergulho.- Atrações da Noite Pantaneira.
>> Bolívia:- Tour de compras.
Dicas dos agentes de viagens:

– Lugar favorito para comer: Restaurante Casa do João e o peixe na Pedra do Restaurante Juanita.
– Um lugar diferente para visitar: Trem do Pantanal e Santa Cruz de La Sierra de trem.
– Um hotel que você sempre voltaria: Hotel Bonsai.
– Um passeio gratuito que seja imperdível: Por-do-sol pantaneiro no Mirante do Morro São Felipe, em Corumbá.
– Uma foto que não pode faltar no álbum: Gruta do Lago Azul
>> Este conteúdo foi publicado originalmente no caderno ‘Tudo & Todas Press – Roteiros de Viagem’, no jornal Folha do Mate.