Pode parecer ficção, mas a maioria dos papéis artísticos criados pelos produtores de telenovelas são inspirados na vida real. Uma maneira de refletir a realidade a partir da dramaturgia. Uma técnica que conquista os telespectadores, que algumas vezes, se identificam com os personagens e as situações, contribuindo para a formação de debates e discussões, relacionados aos temas abordados.

Com a Bibi, da novela ‘A Força do Querer’, não foi diferente. A produtora Glória Perez teve uma fonte de inspiração ao criar a personagem, interpretada pela atriz Juliana Paes. A história real de Fabiana Escobar, de 32 anos, conhecida como Bibi Perigosa passou a ser divulgada na tela da TV. Na época, estudante de Serviço Social na UFRJ, Fabiana casou com seu amor de infância, Saulo de Sá Silva, e tinham tudo para levar uma vida normal.

Porém, devido as escolhas do marido, o destino tomou um outro rumo. Saulo passou a dedicar-se ao tráfico e tornou-se ‘o Barão do Pó’, um dos maiores traficantes da Rocinha. Mesmo assim, a blogueira e empresária continuou ao lado do marido e só deixou-o quando cansou de ser a ‘Baronesa do Pó’ e não receber ‘sequer’ amor em troca.

Depois de ter passado por muitas experiências, Fabiana Escobar decidiu produzir um livro, baseado em sua história de vida. Intitulado ‘Perigosa’, a obra se tornou aquisição da Rede Globo, para um futuro projeto da emissora.

Conheça a história de Fabiana Escobar

Em entrevista à Revista Glamour, Fabiana resumiu parte de suas experiências até se tornar a ‘Baronesa do Pó’. Desde a infância, ela sempre foi apaixonada por Saulo de Sá Silva e para concretizar este amor, eles resolveram se casar. Juntos, eles construíram uma família, tiveram filhos e conquistaram os objetivos ‘com o suor do trabalho honesto’. Saulo era carteiro e estudante de Matemática e, na época, não tinha nenhuma intenção e envolver-se com o tráfico. 

Porém, teve um momento em que a situação financeira da família começou a se agravar e foi aí que Saulo passou a fazer alguns serviços pequenos. Ele nem imaginava que aos poucos estava se envolvendo cada vez mais, até se tornar o ‘Barão do Pó’, um dos maiores traficantes da Rocinha.

Depois disso, a vida da família mudou completamente, eles passaram a viver um outro nível social, cercada do luxo e do dinheiro. Apesar das regalias e da mudança de status, a rotina era muito tensa. O relacionamento com outros traficantes perigosos era contínuo, o que causava insegurança e perigo à toda a família. De tensões em negociações desastrosas a emboscadas (e fugas) da polícia, muita coisa marcou a vida de Fabiana Escobar.

Quando o marido estava preso, a ‘Baronesa do Pó’ também passou por muitas enrrascadas, em uma das fugas do Saulo da prisão, Fabiana teve que fazer barriga falsa com mais de R$ 80 mil e levar o dinheiro para a mulher de outro preso, que entregou a grana a um agente penitenciário que facilitou tudo. Já em outra ocasião, sem a presença do marido, que estava na prisão, ela foi abordada por policiais armados de fuzis que suspeitavam que a Baronesa do Pó estivesse controlando uma quadrilha de menores e distribuindo drogas pela Tijuca. Uma experiência aterrorizante, e difícil de provar a verdade.

A vida do filho do casal também estava em jogo. Fabiana Escobar contou à revista Glamour que, com apenas 10 anos, o menino também esteve no alvo de uma arma. Um simples inocente que estava inserido naquele meio, em razão das escolhas do pai. Depois de ter enfrentado todas estas consequências provenientes do tráfico ao lado do marido, Fabiana deixou a razão falar mais alto que o coração e decidiu dar um basta nesta situação ao divorciar-se do amor da sua vida.

Antes da separação, Fabiana Escobar, já percebeu que o carinho que ela sentia pelo marido não era mais mútuo. De esposa, ela passou a ser secretária de Saulo, ao resolver os problemas enquanto ele estava na ‘retaguarda’. Apesar deste sentimento ser tão verdadeiro, Fabiana passou a ver a vida com outros olhos e sentiu a necessidade de enxergar a si mesma diante destas circuntâncias. Ela só buscava amor, mas percebeu que estava sendo enganada ao ser usada como objeto. 

O passado serviu de alicerce para crescer com os próprios erros. Hoje ela possui uma vida ‘normal’, e tenta fazer de tudo para trabalhar honestamente para oferecer o que pode ao seu filho. Para ela, a tranquilidade não tem preço, e a valorização pessoal sempre deve falar mais alto. 

Não deixe te fazerem de trouxa. Seja esperta e se ame em primeiro lugar. Se não for honesta consigo mesma, está perdida, afirmou Fabiana.