Todos os dias acompanhamos em blogs e redes sociais várias famosas realizando sua sessão de drenagem linfática. E o que poucos sabem, é que a drenagem vai muito além de uma massagem estética, ela faz muito bem para saúde.
Primeiramente, temos que ter em mente que a drenagem é um carinho que deve ser feito no paciente. Não pode ser forte e nem machucar.
Por quê? Tudo se explica porque o nosso sistema linfático é muito superficial, e qualquer pressão maior feita sobre eles pode ser ablativo, ou seja, passar esse sistema e não ter o resultado esperado. Então se você saiu de uma sessão de drenagem e ficou com algum roxinho ou com alguma parte do corpo doendo, converse com o profissional.
Como comentado anteriormente, os benefícios da Drenagem Linfática Manual (DLM) vão muito além de uma massagem estética. Isso porque a DL (drenagem linfática) trabalha com o sistema linfático e esse sistema tem as seguintes funções: auxilia no retorno do líquido intersticial para a corrente sanguínea, auxilia também na destruição de microorganismos e partículas estranhas da linfa e ajuda nas respostas imunes específicas e além de tudo, aumenta a produção de anticorpos.
Outros benefícios:-Prepara o corpo para cirurgia plástica;
-Reduz edemas e inchaços pós cirúrgicos;
-Alivia a retenção de líquidos pelo corpo;
– Ajuda no tratamento de celulite;
-Melhora a elasticidade da pele.
A ação da drenagem linfática é de 24 horas no organismo após a sessão, porque a Linfa tem um fluxo lento, mas o mesmo pode aumentar em 30 vezes para quem prática exercícios físicos! E quem tem esse fluxo muito lento, pode desencadear algumas patologias no sistema linfático, como o famoso e temido edema ou inchaço! Os motivos pelos quais a linfa fica mais lenta são forças externas:
– Gravidade – ficar muito tempo em pé, por exemplo;
– Contração muscular ;
– Pulsação das artérias;
– Peristaltismo visceral;
– Movimentos respiratórios.
Então a DLM é super indicada para quem tem problema com linfadema, pré e pós-cirurgia, para celulite, relaxamento muscular corporal, para grávidas (consulte o médico e veja a indicação dele), para hematomas e cicatrizes! Legal né?
E temos que ter cuidado porque ela é contra indicada também: câncer, pressão alta não controlada, infecções no corpo (pode passar para outras áreas e piorar), asma, hipertireoidismo, tromboses e inflamações agudas.
Se você se encaixa em uma das indicações da DLM e está a fim de experimentar, masque uma sessão com o profissional mais próximo e curta ao máximo cada momento.