A professora de Educação Física aposentada, Elaine Yara Uhlmann, está passando um período no Canadá. Essa é a terceira vez que vai ao país, no entanto, um motivo emocional a leva frequentemente até lá: o filho que mora no local há dez anos. “É claro que aproveito essas oportunidades para fazer turismo e conhecer a cultura do país”, afirma.
Elaine conta que sempre retorna ao Brasil porque o visto canadense permite ficar no país apenas por seis meses em cada visita e porque tem familiares, entre filha e netos morando em Venâncio Aires. Durante muito tempo, a professora alimentava o desejo de morar fora, no entanto, o trabalho era uma das coisas que precisava manter, família e amigos. Depois que se aposentou, o sonho pode tornar-se realidade.
Sempre gostei de viajar, desde a minha adolescência tenho essa vontade de sair por aí e conhecer o mundo
Segundo Elaine, o sonho de viajar era antigo, porém naquela época não existia essa facilidade como hoje. “O tempo foi passando, as obrigações e responsabilidades foram tomando conta e o sonho de viajar foi ficando de lado. Somente em 2010 saí da minha cidade pela primeira vez, depois de ter passado por um processo de câncer”, conta.
Toronto, no Canadá, foi o destino escolhido. “É uma cidade multicultural em que vivem pessoas do mundo inteiro”, destaca. Ela revela ainda que é possível estar em uma das estações de metrô e encontrar grupos de pessoas de várias nacionalidades falando seus idiomas.
“Essa mistura da cultura me encanta. É um país que tem uma beleza natural linda e bem cuidada, porque a questão do lixo é fiscalizado. A arquitetura daqui chama muito a atenção, é uma mistura do novo e antigo”
Pontos observados:-O Canadá investe muito em turismo. -A cidade de Toronto não dorme, tem vida de segunda a segunda. -Os canadenses tem muitas opções de bares, restaurantes, parques, museus, teatros.