Nesta terça-feira, dia 20, os participantes do MasterChef Profissionais voltaram a se encontram. Desta vez, eles não estavam atrás das panelas e correndo contra o tempo para preparar um prato. No episódio A Reunião, os chefs, Ana Paula Padrão e alguns convidados bateram um papo – no caso, foi mais uma discussão para lavar a roupa suja.

O assunto machismo voltou a ser o centro da discussão. Ana Paula questionou Ivo sobre um dos momentos que mais chamou a atenção dos telespectadores – e que mais revoltou também – o fato de ele mandar Dayse varrer o chão. “Você é preconceituoso?”, perguntou a apresentadora do programa. “Gente do céu… imagina, de jeito nenhum. Não sou machista”, respondeu Ivo.

Marcelo resolveu entrar na discussão e questionou a edição do programa em uma cena com Fádia. “Falei: ‘A Fádia vai desossar’, e o que ela falou? ‘Dois homens e eu que fiz’. Então ela vai fazer porque é mulher e vai para cima, e simplesmente inverteram com ela falando ‘Dois homens e eu que fiz’? Onde está o lado do feminismo e do machismo?”.

Ana Paula não deixou barato e rebateu o particpante explicando o significado de machismo e feminismo: “Feminismo não se opõe ao machismo. é apenas a necessidade e a defesa de que ambos os gêneros tenham as mesmas oportunidades”. Marcelo, então, resolveu puxar a conversa para o lado de que as mulheres no programa queriam sempre o papel de vítima. “A mulher tem que situar um nível de igualdade. A partir do momento em que se faz inferior, ela está fazendo a própria vítima da história”.

Ana Paula então resolveu focar a discussão no assunto inicial. “Ele não disse ‘Marcelo, vá varrer o chão’, ‘Dário, vá varrer o chão’. Nós estamos discutindo uma coisa que aconteceu. Ele poderia ter dito isso para um homem? Não sei, mas ele não disse. Ele disse para uma mulher”, finalizou a apresentadora. Várias pessoas adoraram as alfinetadas de Ana Paula nos meninos:

Chocada com esse #MasterChefBR reunião! Quanta falta de humildade e Fadia claramente não sabe o que é feminismo.

— vanessa garcia (@Vanessaagarcia_) 21 de dezembro de 2016

Revendo aqui a reunião do #MasterChefBR e pensando: gnt, como são destestáveis!mal educados e machistas. As meninas dando biscoito p macho

— Ingrid Fontenele (@indfontenele) 21 de dezembro de 2016

#MasterChefBR O machista, se fazendo de vitima “Mulhr ja tacou panela em mim”. Mesmo implícito, você pode ser machista.

— Luiz Bernardino (@Lubehh) 21 de dezembro de 2016

to revendo a reunião de ontem do #MasterChefBR pq nada melhor doq começar uma quarta feira doq ver Ana Paula Padrão sambando do programa

— bea maria (@TriBuffay) 21 de dezembro de 2016

Agora, tiveram pessoas que não gostaram do episódio extra de MasterChef Profissionais. No Twitter, também, a palavra ‘desnecessário’ foi usada em várias publicações.

#MasterChefBR se essa reunião foi pra humilhar, achei bem desnecessária.

— Iara 🐷 (@iiaracost) 21 de dezembro de 2016

Quem curte um climão adorou o #MasterChefBR ontem, virou fã da Ana @anapaulapadrao que não perdeu a chance de ser azeda! #desnecessario

— Douglas Totti (@dtotti) 21 de dezembro de 2016

sobre a reunião #MasterChefBR de ontem…. muito mi mi mi mi… totalmente desnecessário…

— Josué Luiz (@o_luio) 21 de dezembro de 2016

Fato é que este momento serviu de reflexão para a edição mais comentada de MasterChef na internet. Durante todo o programa, houveram palavras e atos preconceituosos em relação as mulheres que participavam da competição, teve a Ana Paula e os jurados dando lição sobre machismo e feminismo e houve, também, muitas emoções. Em 2017, duas novas edições do reality culinário já foram anunciadas.