Impulsionadas pelo sertanejo universitário, as mulheres também resolveram demonstrar os seus sentimentos através da música. Apesar de, muitas vezes, a valorização do corpo feminino se sobrepor à qualidade musical, ainda assim, as cantoras demonstram coragem e atitude ao lançar as composições para ‘mudar o esteriótipo de que a figura feminina só está relacionada à estética’.
…cansei das suas mentiras mal contadas, eu não acredito mais em conto de fadas, não adianta vir com baixaria. Morreu! A mulher carinhosa e fiel que te amava, pega o elevador, a sua mala e vaza…que aqui você não entra mais…” (Alô Porteiro – Marília Mendonça)
Já tá ficando chato é…a encheção de saco, pois é, prepara que eu já estou me preparando, enquanto você está indo eu estou voltando, e todo este caminho eu sei de cor… (Eu sei de cor – Marília Mendonça).
As mulheres estão realizando um resgate do artista autoral ao interpretar as canções, ao provar que ‘elas’ também são capazes de compor, sem depender de maior poder aquisitivo para comprar a exclusividade das músicas com maior potencial de sucesso. Além disso, as cantoras estão sendo motivadas pelas letras do sertanejo masculino, que algumas vezes, evidenciam o machismo e o comportamento frágil das mulheres, principalmente em relação aos relacionamentos amorosos.
…se o nosso amor se acabar, eu de você não quero nada, pode ficar com a casa inteira e o nosso carro, por você eu vivo e morro, mas dessa casa eu só vou levar meu violão e o nosso cachorro” (Meu violão e o nosso cachorro – Simone e Simaria).
…deixa esse cara de lado, você apenas escolheu o cara errado, sofre no presente por causa do seu passado, do que adianta chorar pelo leite derramado. Põe aquela roupa e o batom, entra no carro amiga e liga o som… e bota uma moda boa, vamos curtir a noite de patroa… (Loka – Simone e Simaria feat Anitta).
As letras tratam sobre o empoderamento feminino, principalmente ao relacionar a postura da figura feminina diante de temas como traições. As letras demonstram que a mulher está ‘preparada’ para encarar qualquer tipo de desafio amoroso, e que tem capacidade de dar a volta por cima, sem se deixar abater diante de qualquer circunstância.
…e não precisa se vestir, eu já vi tudo que eu tinha que ver aqui, que decepção, um a zero para a minha intuição. Não sei se dou na cara dela ou bato em você, mas eu não vim atrapalhar sua noite de prazer, e para ajudar pagar a dama que te satisfaz, toma aqui uns cinquenta reais… (Cinquenta Reais – Naiara Azevedo).
“…hoje a farsa vai acabar… não perdi nada, acabei de me livrar, com certeza ele vai atrás mas com outra intenção, tá sem casa, sem rumo e você é a única opção, e agora será que aguenta a barra sozinha… Infiel, eu quero ver você morar no motel, estou te expulsando do meu coração, assuma as consequências dessa traição… (Infiel – Marília Mendonça).
Além do talento, do charme, da beleza e feminilidade estarem ‘em cima dos palcos’, ao conquistar um espaço significativo na música, as mulheres estão no ápice da carreira após acreditarem em si mesmas e conquistarem o público espectator, que prestigia e se identifica com as composições sertanejas. As mulheres estão inseridas no mundo artístico, e se superam a cada dia, após retratarem que a imagem feminina não diz respeito a personagens frágeis e de objetificação sexual. Elas buscaram ressaltar que podem ir muito além destes conceitos ultrapassados.
… coloca um vestido e um batom vermelho, e experimenta, se olha no espelho, para a gente sair escolhe alguma roupa, você fica linda usando qualquer coisa… (Se olha no espelho – Maiara e Maraísa participação Cristiano Araújo).
… fala a verdade aí, assume que eu já virei amor, que virei o seu coração, brincou com fogo e nesse jogo você se queimou…(Fala a verdade aí – Maiara e Maraísa participação Jorge e Mateus).
Realmente, há muitas vozes cantando aquilo que têm vontade no gênero sertanejo!