Fabiana Bergamaschi sempre foi reconhecida como uma liderança. Executiva da única empresa de eletrodomésticos do Rio Grande do Sul, a Venax, com sede em Venâncio Aires, está acostumada a transitar no universo empresarial.
à frente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva), também desenvolve importante papel no desenvolvimento do empreendedorismo local, e do fortalecimento das cadeias produtivas.

Sua trajetória na Venax Eletrodomésticos se confunde com a profissão que escolheu para se graduar. Formada em Arquitetura e Urbanismo, passou a atuar na empresa da família logo após formada, em 2002, e foi a responsável por desenvolver, na época, a nova logomarca, folder, catálogos, manuais, e todo o material gráfico da companhia.
Dessa tarefa, passou a envolver-se com o desenvolvimento de produtos (Engenharia), e também com pesquisas de design e tendências de mercado.
Foi em 2007 que ‘mergulhou’ no universo da gestão, a partir do desenvolvimento de um trabalho com o Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP). Para aprender mais sobre esse mundo, cursou um MBA em Gestão Empresarial, e em 2009, iniciou um Núcleo do PGQP no município. Dois anos depois, ele se tornou o 80º Comitê do PGQP no Rio Grande do Sul. Neste mesmo período, iniciou mais um MBA em Gestão Empresarial, desta vez, em outra instituição.
Os esforços trouxeram resultado. Em 2010 a Venax Eletrodomésticos foi premiada com o Troféu Bronze do PGQP; e em 2011, com o Troféu Prata. Em 2013, a empresa foi certificada na ISO 9001:2008.

Todas essas conquistas, claro, não vêm sem desafios. Fabiana destaca que o segmento de eletrodomésticos é muito competitivo, e para diferenciar-se, é preciso ter qualidade e criatividade.
O mercado busca sempre novidades e é preciso estar atento às tendências. E o principal: escutar e observar as necessidades dos consumidores.”
LIDERANçAParalelamente ao trabalho na empresa da família, Fabiana iniciou seu envolvimento com o desenvolvimento local, integrando a diretoria da Caciva, e também atuando como conselheira do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), e como conselheira regional do Serviço Social da Indústria (Sesi). Para aprimorar conhecimentos, ingressou em um MBA em Liderança, da Franklin Covey.
A profissional destaca o orgulho que sente em ser a primeira mulher a presidir a Caciva, e reforça que há inúmeras empreendedoras que poderiam estar no seu lugar. Para exemplificar, ela cita as profissionais que ocupam a vice-presidência de comércio, Amanda Kothe, e a vice-presidência de indústria, Caroline Bienert.
As mulheres se preparam mais para o mercado, buscam sua independência financeira e realização profissional, correm atrás e colocam ação nas suas ideias para ganhar espaço no cenário empresarial. O setor da indústria ainda é um cenário masculino, porém, aos poucos, a mulher vem se destacando e aumentando participação.”

A profissional reforça a importância de aceitar que homens e mulheres são diferentes, e não mais ou menos competentes. Ela comenta que, em sua vivência profissional, não busca uma disputa com os homens. Pelo contrário, salienta que adora trabalhar com eles, especialmente porque aprende com a típica racionalidade masculina.
Reconhecer as qualidades no outro é uma maneira simples de desenvolver o autoconhecimento para ter equilíbrio emocional.
Ainda assim, Fabiana confessa que vibra e torce muito pelo sucesso das mulheres no mercado de trabalho, pois ainda há situações em que sente um pouco de preconceito.
é preciso persistência, opinião e autenticidade.