Proveniente da luz do sol, a energia solar fotovoltaica oferece inúmeras vantagens. Sendo ecologicamente correto e sustentável, este é um projeto que ganha cada vez mais usuários. Com o intuito de ajudar o meio ambiente, a energia solar ainda é um investimento considerado de alto custo, mas, com o tempo e evolução da tecnologia, a tendência é que os gastos sejam menores.

De acordo com o engenheiro eletricista da Automate Engenharia, Everton Schossler, a interação entre a luz solar e os semicondutores de silício presentes no interior das placas não produz resíduos, portanto, é considerada uma fonte de energia limpa, ou ecológica.

Além disso, a radiação vinda do sol é abundante e inesgotável, com potencial de utilização, enquanto o silício, principal semicondutor utilizado nos painéis fotovoltaicos, é o segundo elemento mais encontrado na superfície terrestre.

Ou seja, é uma solução energética sustentável.

Segundo o engenheiro, a instalação da energia solar é um processo dividido em algumas etapas. “Primeiramente, é realizado o dimensionamento das instalações de acordo com a demanda do consumidor; depois, deve ser feito o projeto da instalação e conexão à rede do sistema fotovoltaico, e, por fim, a empresa que executa o projeto deve seguir uma série de procedimentos da concessionária local de energia, uma vez que o sistema é conectado à rede de distribuição, e o excedente gerado pelo sistema fotovoltaico pode ser vendido”, explica Schossler.

O profissional relata, ainda, que a energia solar fotovoltaica pode ser usada nos mesmos itens, nos quais a energia elétrica convencional é aplicada. “Porém, é necessário um projeto de instalação de painéis específicos para cada consumidor”, revela. Além disso, a instalação do sistema também pode ser feito em uma casa já pronta, uma vez que as placas são colocadas na parte superior, sendo que o inversor e as tubulações podem ser aparentes.

Atualmente, o investimento do sistema se dá na fase de instalação.

Com compra e instalação do equipamento, a energia elétrica gerada pelo sistema fotovoltaico não tem outros custos, sendo que os painéis precisam de pouca manutenção. Com a evolução da tecnologia, o prazo de retorno deste investimento inicial está cada vez menor, em torno de cinco a seis anos. Com o tempo, também, a tendência é que o valor investido seja cada vez maiz baixo.

Sendo um projeto ecologicamente correto e sustentável, as vantagens são inúmeras. Entre elas, estão a mínima manutenção que as centrais necessitam; a instalação da energia solar em lugares de difícil acesso; geração própria de energia; sistemas silenciosos; etc. “No Brasil, a utilização da energia solar é viável em praticamente todo o território e em locais longe dos centros de produção energética”, afirma o profissional.

>> Matéria publicada no caderno De Casa, de junho de 2015.