Ocorrida em junho do ano passado, a prisão do então presidente da Odebrecht, Marcelo Odebrecht, foi avaliada por analistas como um ‘duro golpe’ para uma das maiores multinacionais brasileiras, que se tornou um dos ícones da projeção internacional do país.

Se esse fato é lembrado como um dos momentos mais importantes da operação, o mesmo ocorreu com a notícia, nesta última terça,11 de abril, de sua condenação pela Justiça Federal de Curitiba. O juiz Sergio Moro considerou o executivo culpado pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e associação criminosa, e o sentenciou a 19 anos e 4 meses de prisão.

Foto: Divulgação / Tudo & TodasMarcelo Odebrecht foi condenado pelo juiz Sergio Moror
Marcelo Odebrecht foi condenado pelo juiz Sergio Moror

Para o magistrado, as investigações comprovaram que Odebrecht pagou mais de R$ 113 milhões em propinas para que sua empresa conquistasse contratos com a Petrobras, lógica que repete adotada por outras companhias envolvidas no esquema, segundo decisões anteriores.

Em nota, um dos advogados do empresário afirmou que a “sentença era esperada”, porque a Justiça “havia externado sua convicção previamente em diversos momentos, nos autos e fora dele”. Também afirma que irá recorrer da decisão que considera “injusta e equivocada, além de lastreada em provas obtidas ilegalmente”.

***

Mas afinal, que empresa é essa que, embora já fosse grande e relevante para o país, ganhou grande projeção em função dos esquemas de corrupção?

Segundo informações do próprio site da empresa, a Odebrecht é “uma organização global, de origem brasileira, que tem compromisso permanente com a satisfação de clientes, a geração de valor para os acionistas, o desenvolvimento das comunidades em que está inserida e a realização de seus integrantes. Com mais de 70 anos de história a Organização é formada por 12 negócios e três empresas auxiliares, mantém a fundação Odebrecht há 50 anos e contribui com a valorização cultural há 55 anos”.

Abaixo, confira negócios em que a Odebrecht atua:

– Construtora Norberto Odebrecht: Atua em construção nas áreas de transporte e logística, energia, saneamento, desenvolvimento urbano e edificações.

– Odebrecht Engenharia & Construção Internacional – Infraestrutura: Projetos de engenharia e construção para clientes públicos e privados de diversos setores, em 17 países.

– Odebrecht Engenharia & Construção Internacional – Engenharia Industrial: Elabora e implanta projetos no exterior para indústrias de base de diversos setores.

– Odebrecht Realizações Imobiliárias: Projetos residenciais, empresariais, comerciais e de uso misto, com qualidade e sustentabilidade.

– Odebrecht Ambiental: Promove a universalização dos serviços de água e esgoto e do uso racional dos recursos naturais.

– Odebrecht Latinvest: Investimentos em logística e infraestrutura na América Latina, voltados para a mobilidade urbana.

– Odebrecht óleo e Gás: Soluções integradas no Brasil e no exterior, tanto na fase de investimentos como na etapa de operações.

– Odebrecht TransPort: Desenvolve e opera serviços de mobilidade urbana, rodovias, portos, aeroportos e sistemas integrados de logística no Brasil.

– Braskem: Maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, com 36 unidades no Brasil, EUA e Alemanha.

– Odebrecht Agroindustrial: Produz e comercializa etanol, açúcar e energia elétrica originada da biomassa, para Brasil e exterior.

– Enseada Indústria Naval: Atua na exploração de petróleo em alto-mar e investe na construção e reforma de estaleiros no Brasil.

– Odebrecht Defesa e Tecnologia: Soluções inovadoras e de alta tecnologia para o desenvolvimento da indústria brasileira de defesa.

Empresas auxiliares:

– Odebrecht Corretora de Seguros: Protege o patrimônio tangível e intangível e promove a segurança empresarial nacional e internacional.

– Odebrecht Previdência: Apóia os integrantes da Organização na construção de um patrimônio para o período pós-carreira.

***

Sobre os últimos acontecimentos, a Odebrecht postou em sua rede social do Twitter:

Nosso compromisso é contribuir significativamente com a Justiça. Leia o comunicado: https://t.co/H0dqzDLSGb pic.twitter.com/RvuJUKLzYx

— Odebrecht (@OdebrechtSA) 12 de abril de 2017

>> Para conhecer os demais envolvidos, clique aqui.