Desde o dia 24 de janeiro, a ex-primeira-dama do Brasil, esposa do ex-presidente Lula, Marisa Letícia permanece internada no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, após ser vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Na manhã desta quinta-feira, 2, o médico Roberto Kalil Filho, que atende Dona Marisa, informou que um exame, chamado doppler, constatou que Dona Marisa tem circulação mínima de sangue no cérebro, que a pressão intracraniana aumentou e que a inflamação no cérebro também. 

Ainda segundo o médico, Dona Marisa continua tendo vasoespasmos. Além disso, o médico revelou que o quadro de Dona Marisa é irreversível. 

>> O que é morte cerebral?

Foto: Divulgação / Tudo & Todassdfsf

A morte cerebral, também conhecida por morte encefálica, consiste na perda irreversível e total da atividade neurológica do cérebro e do tronco cerebral. Neste caso, é normal que os órgãos do corpo continuem funcionando durante algum tempo. O que cessa, na verdade, são as atividades neurológicas, e, por isso, algumas tarefas básicas e primárias do cérebro, como a ativação da respiração do corpo, deixam de funcionar.

Para prolongar o período de atividades dos demais órgãos, mesmo depois de decretada a morte cerebral, o corpo da pessoa fica conectado a equipamentos que estimulam a respiração, mantendo os órgãos vivos por dias. é por isso, aliás, que a maioria das pessoas confunde a hora real da morte da pessoa, como se ela morresse apenas com o desligamento dos aparelhos. No entanto, oficialmente no laudo médico e atestado de óbito, a morte da pessoa é declarada no momento em que é confirmada a sua morte cerebral, mesmo que ainda haja o funcionamento dos órgãos. 

>> Qual é a causa da morte cerebral?

A morte cerebral geralmente ocorre quando o cérebro sofre um grande trauma, o que faz com que fique sem oxigenação e glicose. Entre as principais causas de morte cerebral, destacam-se:

– Traumatismo craniano;- Falta de oxigênio no cérebro;- Parada cardiorrespiratória;- Derrame (AVC);- Inchaço no cérebro,- Aumento da pressão intracraniana;- Tumores;- Overdose;- Falta de glicose no sangue.

>> Quais são os indícios de morte cerebral?

Foto: Divulgação / Tudo & Todasfdgdfg

– Ausência da respiração;- Ausência de dor a estímulos;- Pupilas não reagentes;- Eletroencefalograma (EEG) isoelétrico.

Contudo, se o paciente estiver ligado a aparelhos, a respiração e os batimentos cardíacos podem ser mantidos, mas as pupilas não serão reagentes e este será um indício de morte cerebral.

Vale lembrar que a morte cerebral é uma condição diferente do estado vegetativo, no qual os pacientes apresentam alguma atividade cerebral. Além disso, quando ocorre morte cerebral, é permitido que seja feita a doação dos órgãos, já que estes continuam em funcionamento mesmo após declarada a morte – cerebral – do paciente. 

Inclusive, foi essa a atitude da família Silva. Em suas redes sociais, o ex-presidente Lula confirmou a morte cerebral de Marisa Letícia e anunciou que será feita a doação dos órgãos da esposa:

Fontes: Significados // Tua Saúde