Você está sempre correndo contra o relógio e não encontra tempo para nada? Não se preocupe, talvez não seja a única pessoa que sofra com esta situação. Com uma rotina agitada aumentam as probabilidades de adquirir algumas doenças, decorrentes deste desequilíbrio emocional. Por isso, são diagnosticadas a cada dia, pessoas com depressão, estresse, ansiedade, entre outras patologias.

Apesar dos compromissos, é importante saber que o corpo e a mente devem estar em equilíbrio para a garantia de uma melhor qualidade de vida. Nestas situações, não é fácil manter a serenidade e acalmar a mente. A melhor saída é dedicar uma pequena parte de seu tempo para organizar os pensamentos através da meditação. Uma técnica simples, onde os pensamentos se inquietam e o corpo responde com mais saúde. Confira os benefícios da meditação e comece já a praticá-la!

>> Como meditar

Para adquirir a concentração e alcançar o equilíbrio é preciso escolher um lugar tranquilo, o qual você se sinta confortável. Se você for praticar a meditação em casa, a dica é diminuir a luz, acender velas e utilizar óleos essenciais com aromas suaves, como a lavanda. As roupas devem ser confortáveis e leves. Depois disso, sente-se com as pernas cruzadas sobre uma almofada ou se acomode em uma cadeira, apoiando os pés no chão. Mantenha sua postura ereta para que a energia possa ir de uma ponta a outra de sua coluna. Solte os ombros, relaxe e se concentre. Quando um pensamento vier, deixe-o passar como se fosse uma nuvem.

>> Técnica Sahaj Samadhj

Sahaj Samadhj, permite é uma técnica de meditação que possibilita a vivência de um estado de consciência onde há energia, clareza e tranquilidade. A palavra Sahaj significa ausência de esforço, em sânscrito. Samadhj é silencioso. Depois desta meditação, o praticante já vai notar um resultado positivo, ele vai estar em profunda paz interior, com o sentimento de bem-aventurança.  No caso da meditação Sahaja Samadhj, ela precisa ser ministrada por um instrutor qualificado, treinado pelo próprio Sri Sri Ravi Shankar. A recomendação é realizar duas sessões diárias de 20 minutos.

>> Rejuvenescimento

Apesar das vantagens do amadurecimento e das experiências de vida, sempre queremos fazer de tudo para continuarmos com uma aparência jovem. Seria impossível alterar o relógio biológico mas a meditação pode retardar este processo. O praticante ganhará energia e vitalidade, sentindo-se como se estivesse vivendo 20 anos a menos. A meditação traz muitos benefícios à saúde, inclusive para a pele, que se mantém saudável e vibrante. Ela também ajuda a eliminar as toxinas do organismo, prevenindo um grande número de doenças.

>> Dores físicas

Durante a meditação, os músculos ficam relaxados e as tensões diminuem.  A maioria das dores em partes do corpo podem estar relacionadas a rotina de compromissos. Neste caso, os músculos ficam contraídos e tensos e afetam o corpo. Dores de cabeça, nas costas, ombros e estômago são bem comuns quando a mente e o corpo estão em desarmonia. A partir da técnica de meditação, os sinais positivos já vão prevalecer ~ o corpo agradece ~.

>> Mais chances de cura

Uma pesquisa publicada pelo periódico American Journal of Cardiology mostrou que, com a meditação transcendental, uma das milhares de técnicas de meditação existentes, a mortalidade por câncer diminuiu 49%. Para atingir este resultado, um grande número de pacientes foi acompanhado ao longo de 18 anos. As mortes por problemas cardiovasculares diminuíram 30% e outras, por doenças em geral, caíram 23%. Os pacientes que tinham câncer e participaram da pesquisa ao longo dos 18 anos meditavam duas vezes ao dia, sendo 20 minutos a cada prática.

>> Prevenção do estresse

Ao utilizar a técnica correta de meditação é perceptível o resultado. Após alguns minutos, o descanso da mente se torna profundo e a partir deste processo, você vai sentir-se reenergizado e descançado ~com todo o gás novamente ~ . O corpo se livra do estresse e dá lugar a paz, energia e tranquilidade. Mas, para atingir o nível profundo, é preciso concentração. A mente vai ficar mais leve e o corpo se desacelera com a diminuição do metabolismo. É por conta desta diminuição que o descanso proporcionado pela meditação pode ser maior do que o do sono. 

>> Medicina alternativa

Segundo pesquisas, cerca de 90% da população mundial em maior ou menor grau é afetada pelo estresse. Já para o praticante de meditação, estes sintomas reduzem consideravelmente, ela age diretamente sobre a saúde do indivíduo. A partir do diagnóstico destes resultados, alguns médicos especialistas já definem que a meditação pode ser considerada como uma prática de medicina complementar. A prática da meditação duas vezes ao dia também garante um coração mais saudável. Ela reduz a liberação dos hormônios de estresse, como adrenalina, noradrenalina e cortisol.

>> Energias positivas

Depois de uma lista de compromissos e de uma rotina agitada, parece difícil renovar as energias ~ mas você está enganado ~. Para repor esta disposição e seguir em frente, basta dedicar-se à algumas sessões de meditação pela manhã. Depois disso, você vai perceber que não será qualquer coisa que mudará o seu humor durante o dia, o entusiasmo e a alegria sempre irá prevalecer. Com a meditação, é possível colocar a mente no momento presente e, por esta razão, é fácil largar o passado e seguir em frente, qualquer que seja o percalço. Com a mente tranquila e serena, as chances de uma explosão contra o chefe ou o motorista que fechou seu carro no trânsito são infinitamente menores.

Pratique e confira o resultado!