Com certeza, o assunto que mais gerou comoção nacional nesta semana, foi a saída de Evaristo Costa do Jornal Hoje. Após quase 14 anos na bancada do telejornal, ele se despediu dos fãs com a promessa de descansar e passar mais tempo com a família.

Entre as notícias sobre o fato, muitos colunistas e sites especializados afirmaram que o objetivo do apresentador é passar um ano sabático com a esposa e as filhas no exterior.

Foto: Divulgação / Tudo & TodasEvaristo é um dos apresentadores mais queridos nas redes sociais
Evaristo é um dos apresentadores mais queridos nas redes sociais

E se você não sabe o que significa essa expressão, não se preocupe. A gente te explica:

Chamada de período sabático, ou ano sabático, acredita-se que essa expressão venha do mundo judaico antigo, o qual acreditava que a cada sete anos de colheita, era necessário ficar um sem plantar, para que a terra pudesse recuperar sua força e vitalidade. No mundo corporativo, acredita-se que a prática tenha sido adotada em universidades e empresas americanas, ainda na década de 1950, como forma de motivar funcionários com muitos anos de casa. A prática se expandiu para outras áreas, e hoje, nas culturas americana e europeia, é comum tirar um período sabático antes de assumir um novo desafio, como entrar para a universidade ou ingressar em um novo emprego. 

Apesar da repercussão, o ano sabático de Evaristo Costa não foi o primeiro caso na Rede Globo. Antes dele, Glória Maria, Tino Marcos e Jô Soares fizeram o mesmo.

> Glória Maria

Foto: Divulgação / Tudo & TodasGlória Maria realizou trabalho voluntário na Índia
Glória Maria realizou trabalho voluntário na Índia

A apresentadora, que por anos esteve à frente do Fantástico, ficou dois anos fora da televisão, entre 2008 e 2010. Nesse período, ela foi voluntária na Índia e Nigéria. Durante essa etapa, também adotou suas duas filhas, Maria e Laura.

> Tino Marcos

Foto: Divulgação / Tudo & TodasTino Marcos estudou no exterior
Tino Marcos estudou no exterior

Repórter da Globo na cobertura da seleção brasileira por mais de 20 anos, o jornalista Tino Marcos tirou um período sabático entre 2015 e 2016 para se dedicar à família e aos estudos fora do país.

> Jô Soares

Foto: Divulgação / Tudo & TodasJô Soares tem se dedicado a outros projetos
Jô Soares tem se dedicado a outros projetos

No fim de 2016, Jô Soares renovou seu contrato com a Rede Globo, mas anunciou que voltaria somente em 2018, quando apresentará um novo formato de programa. No período afastado, Jô dirigiu as peças ‘Tróilo e Créssida’, de Shakespeare, e ‘Histeria’, de Terry Johnson. Além disso, ele está trabalhando em um livro chamado a ‘Autobiografia não autorizada dos outros’, a qual trará sua própria história, e também histórias alheias. 

***

Apesar desses casos que envolvem comprometimento familiar e dedicação a outras áreas profissionais, um dos depoimentos mais comuns relacionados ao ano sabático, são de pessoas que ~largaram tudo~ para viajar o mundo com nada mais do que uma mochila nas costas, e hoje são ~muito felizes, obrigado~, porque descobriram que ‘a vida pode ser mais simples, divertida e livre’.

Independente do seu estilo favorito de ‘dar um tempo’, se você gostaria de viver um ano sabático, é importante saber que é necessário bastante planejamento, especialmente se você já tiver uma vida e uma carreira profissional consolidada, como é o caso dos jornalistas citados.

Tomada a decisão, resta saber como tirar o melhor proveito dessa experiência, não é?

Em primeiro lugar, o período sabático não precisa ser igual para todo mundo. Pode ser, sim, um mochilão ao redor do mundo ou aulas de ioga na Índia, mas pode também, ser um tempo para fazer aquele curso de gastronomia ou artesanato que a pessoa sempre desejou. O mais importante nesta experiência, é conseguir desligar-se da rotina, com o objetivo de, olhando a vida por outro ângulo, redefinir conceitos, valores e prioridades. O período sabático também não precisa ser motivado pela infelicidade com o trabalho ou a vida atual. Muitas vezes, esse momento pode ser a oportunidade para tirar um antigo sonho do papel.

Do ponto de vista corporativo, essa pode ser a chance que alguém procura para fazer um curso de aperfeiçoamento, aprender um novo idioma, realizar um estágio em uma área profissional complementar a sua, ou mesmo investir em trabalho voluntário. Muitas empresas brasileiras, entendendo esse período como uma oportunidade de crescimento e oxigenação de ideias para seus funcionários, inclusive concedem licenças (remuneradas ou não), para que o projeto saia do papel.

Portanto, com pesquisa, planejamento e diálogo (ou nada disso, se essa for a opção), é possível utilizar o ano sabático para viver uma nova e enriquecedora experiência, assim como foi para Glória Maria e Tino Marcos, foi para Jô Soares, e com certeza será para nosso querido Eva.